37º Festival Japão em São Bernardo confirma expectativa de público e mira crescimento

“É a maior festa da comunidade japonesa da região do ABC, com certeza”, apontou Hiroyuki Minami, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, durante a 37ª edição do Festival Japão na cidade. O evento foi realizado no fim de semana (16 e 17 de junho), com a estimativa de receber um público de aproximadamente 15 mil pessoas no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais de Educação de São Bernardo do Campo), localizado no bairro Planalto.

Cerimônia de abertura contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo e do prefeito (Cíntia Yamashiro)
Cerimônia de abertura contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo e do prefeito (Cíntia Yamashiro)

Organizada pela União das Associações Nipo-Brasileiras local (Rengokai-SBC), a festa atingiu seu objetivo de fortalecer a cultura japonesa na região e estreitar cada vez mais os laços com os brasileiros e não-descendentes que vivem no País, que puderam apreciar as apresentações culturais (dança, música, artes marciais, taikô, etc), as opções gastronômicas presentes na praça de alimentação (yakisoba, tempurá, okonomiyaki, doces, entre outros), além dos espaços de artes (ikebana, shodo, origami, caricaturas) e de bazaristas com os diversos produtos orientais à venda. Mario Ikeda, presidente da associação, deu início às palavras na cerimônia de abertura e agradeceu o comparecimento dos visitantes.

Walter Ihoshi, Mauro Ikeda e Satoru Matsufuji (Cíntia Yamashiro)
Walter Ihoshi, Mauro Ikeda e Satoru Matsufuji (Cíntia Yamashiro)

Na sequência, o coordenador da comissão organizadora, Satoro Matsufuji, parabenizou às entidades participantes e à Prefeitura de São Bernardo do Campo “por ceder o local mais uma vez para o evento e esperamos a oportunidade no ano que vem de ter o [Pavilhão] Vera Cruz, um espaço ainda maior para nosso público”. Ao que o prefeito Orlando Morando, também no palco, respondeu ser possível “se estiver disponível” no período, mas que se trata de “um problema de agenda”. O local, conhecido historicamente por ter servido de estúdio ao cinema brasileiro na década de 1950, é hoje bastante disputado para gravações e eventos.

Orlando Morando e Hiroyuki Minami (Cíntia Yamashiro)
Orlando Morando e Hiroyuki Minami (Cíntia Yamashiro)

O político ressaltou a forte presença nikkei e a contribuição econômico-industrial dos japoneses na cidade (citando a instalação da Toyota). “Nada mais justo e merecido poder confraternizar. Nos 100 anos lembro que tivemos uma grande festa e só perdemos para São Paulo, mas não em concentração populacional. Vou torcer para dar Brasil e Japão na final da Copa”, finalizou, brincando.

 

 

Sergio Tanigawa (Cíntia Yamashiro)
Sergio Tanigawa (Cíntia Yamashiro)

110 Anos – O Festival Japão em SBC faz parte das comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, e o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, se disse “impressionado pela grande concentração da comunidade nas cidades paulistas que tenho visitado, com esse espírito japonês, e por isso fico muito feliz.” E prosseguiu: “Este ano quero festejar mirando o futuro com mais participação, especialmente dos jovens, e agradeço aos brasileiros pela recepção aos imigrantes. Essa colaboração e integração entre Japão e Brasil são caso único e espero que continue para sempre.”

Evento contou com diversas atividades (Cíntia Yamashiro)
Evento contou com diversas atividades (Cíntia Yamashiro)

Estiveram presentes também para prestigiar o evento autoridades como o vereador paulistano Aurélio Nomura e o deputado federal Walter Ihoshi. O Rengokai reúne quatro entidades da cidade, a Acrepa (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Paulicéia), Bunka São Bernardo do Campo, Associação Cultural de Mizuho e Grêmio Recreativo Rudge Ramos.

FONTE : JORNAL NIPPAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *