40º Tanabata Matsuri no Bairro da Liberdade 2018

O Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas é um festival que ocorre geralmente em Julho. Durante o festival as ruas ficam cheias de enfeites de papel e bambus, com danças, música e comidas típicas.

Desejos são escritos nos Tanzaku – tiras de papel que também são conhecidas como ‘tiras do desejo’ – que depois são queimadas junto com bambus, acreditando que essa fumaça levaria os desejos até as estrelas.

Este costume teve origem no ano de 1818. Os papéis, tradicionalmente, possuem as seguintes cores:

+ branco (paz);
+ amarelo (dinheiro)
+ verde (esperança)
+ vermelho (paixão)
+ rosa (amor)
+ azul (proteção dos céus).

A LENDA TANABATA
O festival se baseia numa lenda que sempre foi contada por gerações e, por isso, não há uma versão oficial ou única. A lenda conta a história de amor entre duas estrelas: Orihime e Hikoboshi.
“Orihime morava próximo a ViaLáctea, Amanogawa e era conhecida como a Princesa Tecelã, mas vivia sempre triste por estar ocupada e não ter tempo para se apaixonar. Seu pai, Tenkou, O Senhor Celestial, vendo a tristeza da filha, apresentou-lhe Hikoboshi, acreditando que ele fosse o par ideal para sua filha. Os dois logo se apaixonaram e se casaram, mas na vida deles havia apenas o amor, assim deixando de lado todos os seus afazeres e obrigações de lado. Tenkou separou o casal, obrigando-os a morar cada um em lados opostos da ViaLáctea.

O pai de Orihime, comovido com a tristeza em que a filha se encontrava, permitiu que o casal se encontrasse uma vez por ano no sétimo dia do sétimo mês, sendo que, neste dia, eles realizassem todos os pedidos vindos da Terra. A partir da foz da ViaLáctea um barqueiro levaria a princesa até o encontro do seu amado, mas, se ela não fizesse seu trabalho direito, seu pai inundaria o rio impossibilitando a travessia. Quando isso acontecia, com o choro de Orihime, um grupo de pássaros formava uma ponte ajudando-a a atravessar. Dizem que quando chove no dia do Tanabata é porque as aves não formaram a ponte, fazendo com que Orihime e Hikoboshi não se encontrem, tendo que esperar até o próximo ano para a realização dos desejos.”

A S1 Produções ilustrou a lenda em um vídeo muito legal, confira abaixo:
https://youtu.be/RCymOhJE83M

Não perca este evento muito bonito! E aguarde que em breve colocaremos a Programação do Evento!

FONTE : JORNAL NIPPAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *