Ar-condicionado sujo pode causar tosse insistente, alerta médica japonesa

O ar-condicionado se tornou indispensável durante a onda de forte calor que está assolando o Japão, mas manter o aparelho limpo e livre de fungos e bolores é uma questão essencial para a saúde.
Um ar-condicionado empoeirado, que não passa há muito tempo por uma limpeza, pode conter pequenos organismos causadores de tosse asmática, que é insistente e seca.
O alerta foi feito pela médica Eri Ibuki, diretora do hospital clínico Isobe, em Nagoia (Aichi), durante entrevista à emissora Chukyo TV.
Se a tosse seca se prolongar por mais de duas semanas, é sinal de que pode ocorrer um agravamento no sistema respiratório.
Segundo a médica, manter o filtro do ar-condicionado limpo ou chamar periodicamente uma empresa especializada que limpa o aparelho por dentro pode evitar tosse e outros problemas envolvendo o sistema respiratório.
Outro fator que pode causar tosse asmática, de acordo com Eri, é a mudança brusca de temperatura, como por exemplo andar na rua em um dia de forte calor e entrar em um ambiante refrigerado, ou vice-versa, várias vezes no mesmo dia.
Uma das dicas da médica é tomar bebidas mornas para manter a garganta protegida e umidificada.
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *