Autoridades alertam a respeito de mais tremores na região norte do Japão

Mais de uma semana se passou desde o forte terremoto que atingiu Hokkaido, província situada no norte do Japão, na quinta-feira passada. Autoridades alertam quanto a possibilidade de ocorrência, na próxima semana ou mais para frente, de tremores com intensidade entre 4,5 e 5 ou superiores na escala japonesa que vai de 0 a 7.

Uma série de possíveis tremores secundários tem continuado desde que um terremoto de intensidade 7 sacudiu a região de Iburi, em Hokkaido, na semana passada. Quase 240 tremores foram sentidos.

Na quinta-feira, Toshiyuki Matsumori, da Agência de Meteorologia, afirmou em uma coletiva de imprensa que é menos provável que um sismo de intensidade 7 venha a ocorrer, e que o número de tremores tem diminuído gradualmente. No entanto, ele exortou cautela, afirmando que atividades sísmicas continuam intensas.

O terremoto da semana passada provocou enormes deslizamentos de terra na cidade de Atsuma, deixando 41 mortos.

Autoridades da província afirmaram que, até as 10h de quinta-feira, 1.576 pessoas permaneciam em 36 abrigos de oito municipalidades.

Os deslocados enfrentam crescentes riscos à saúde por estar vivendo longe de suas casas por um período prolongado de tempo.

FONTE : NHK PORTUGUES

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *