Celina Harumi quer disputar vaga na Assembleia Legislativa de SP

Com a proximidade da realização das convenções partidárias, os partidos começam a se movimentar para a escolha dos nomes que deverão disputar um cargo eletivo. O cenário político dá sinais de que poderá haver uma renovação, especialmente nas eleições para deputados estaduais e federais e muitos nomes surgem em municípios pequenos como é o caso de Paraguaçu Paulista, onde a engenheira agrônoma Celina Harumi anunciou sua pré-candidatura a deputada estadual pelo PV de SP.

Descendente de japoneses, a sua história não é igual a de todos os imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil. A rota traçada pela família para chegar até aqui seguiu um roteiro diferente, passando antes pelos Estados Unidos. No Brasil, ela construiu sua história pessoal e profissional, apesar de todas as barreiras enfrentadas. “Minha família veio dos Estados Unidos, na década de 20, com um grupo de outros descendentes de japoneses que lá viviam. Resolveram imigrar para o Brasil devido a vida por lá não ser fácil por conta da discriminação racial”, conta Celina Harumi.

Ela lembra que foi através do avô materno Tokow Yamada que a família veio para o Brasil. A maioria dos imigrantes japoneses que vivem no Brasil vieram para trabalhar nas lavouras de café como colonos, diferente do que aconteceu na Bunka, que vieram como proprietários das terras adquiridas. Acreditando poder contribuir com seu estado e país, ela anunciou sua pré-candidatura a deputada estadual pelo PV de São Paulo.

Celina Harumi é formada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (SP). É pós graduada em Gestão Agroambiental pela FAEF/IAC. Em seu currículo constam Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia e Agricultura Familiar – MDA/Unincor, Licenciatura plena em Agronomia – Unisalesiano e Pós Graduação em políticas públicas.

Ela estáenvolvida em diversos projetos culturais e comunitários na região de Paraguaçu Paulista e resolveu entrar para a política para poder ampliar sua atuação social e representar os interesses de sua comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *