Curso habilita enfermeiros para inserção e manutenção de PICC

Objetivo é habilitar profissionais para indicação, inserção, manutenção e retirada do cateter PICC em recém-nascidos, crianças, adultos

O HBU (Hospital Beneficente Unimar) está com inscrições abertas para o curso de “Habilitação de Enfermeiros para inserção e manutenção de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica)”. O treinamento vai ser realizado nos dias 20 ou 21 de outubro, das 8h às 17h, na Unimar (Universidade de Marília).

Segundo o diretor de assistência do HBU e coordenador do curso, Luiz Fernando Fregatto, o objetivo do curso é habilitar profissionais para indicação, inserção, manutenção e retirada do cateter PICC em recém-nascidos, crianças, adultos. O treinamento consiste em dois módulos com 5h horas cada.

No primeiro os alunos vão receber instruções sobre:  Qualidade e segurança em protocolos de PICC, Anatomia e fisiologia vascular no adulto e criança; Procedimentos éticos legais: uma abordagem prática; Indicações, contraindicações, vantagens e desvantagens; Aspectos farmacológicos em Terapia Intravenosa; Prevenção e manejo de complicações; Procedimento de inserção no adulto e criança; Manutenção do PICC e orientação ao paciente e Ultrassom para segurança do procedimento.

Fregatto explica que o segundo módulo é prático, sendo o principal diferencial do curso. “O participante terá a oportunidade de manusear os tipos de cateteres e realizar o treinamento de inserção em simuladores para praticar a avaliação da rede venosa para inserção de PICC antes da validação individual”, destacou.

O número de vagas é limitado a 20 pessoas por turma. O corpo docente é formado por: doutor Uri Adrian Prync Flato, Luiz Fernando Fregatto, Aline Marzola Rezende, Wellington Rossi e Leisi Sossolote. As inscrições podem ser feitas diretamente na diretoria do HBU, no horário das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (14) 2105-4501 ou 99757-4762. O investimento para não alunos é de R$ 480. Estudantes da graduação e pós-graduação da Unimar terão preços diferenciados.

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *