Depressão reativa

A depressão reativa é desencadeada no indivíduo após um acontecimento específico, como por exemplo, o término do Pastorado.

A depressão reativa é caracterizada por ser um transtorno de adaptação desencadeado por uma situação traumática ou estressante — como uma demissão do cargo do Pastorado. A depressão reativa é uma reação emocional a algum evento específico e é ocasionada pelo estresse associado a ele.

Vejamos alguns sintomas da depressão reativa

Ansiedade

Tristeza

Crises de choro

Falta de motivação

Perda de interesse pelas coisas

Lentidão motora e psíquica

Alterações bruscas de comportamento.

Vale destacar que todas as pessoas inevitavelmente passam por situações difíceis em algum momento da vida.

Depressão reativa: como a Palavra de Deus pode ajudar

A Bíblia nos diz para sermos cheios de alegria e louvor.

(Filipenses 4:6; Romanos 15:13), então Deus aparentemente quer que todos nós vivamos vidas alegres.

Isso não é fácil para alguém sofrer de uma depressão causada por alguma situação, mas pode ser remediado através dos dons de Deus.

Oração, estudo e aplicação da Bíblia, grupos de apoio, grupos aconselhamento. Nós devemos fazer o esforço consciente para não sermos absorvidos por nós mesmos, e ao invés disso colocarmos nossos esforços para fora. Sentimentos de depressão freqüentemente podem ser resolvidos quando o sofredor tira o foco de si próprio e o põe em Cristo e nos outros.

A depressão clínica é uma condição física que deve ser diagnosticada por um médico. Ela não é causada por circunstâncias desafortunada da vida, e os sintomas não podem ser aliviados pela vontade própria. A depressão pode às vezes ser um distúrbio que precisa ser tratado com medicação e/ou aconselhamento. É claro, Deus é capaz de curar qualquer doença ou distúrbio. No entanto, em alguns casos, ver um médico por causa de depressão não é diferente de ver um médico por causa de um machucado.

Existem algumas coisas que aqueles que sofrem de depressão podem fazer para aliviar a sua ansiedade. Eles devem se certificar de que estão permanecendo na Palavra, mesmo quando não sentem vontade. As emoções podem nos desviar do caminho, mas a Palavra de Deus permanece firme e imutável.

Nós devemos manter forte a fé em Deus, e nos aproximarmos dele ainda mais quando sofremos provas e tentações.

A Bíblia nos diz que Deus jamais permitirá que sejamos tentados além do que possamos suportar (1 Coríntios 10:13). Apesar de estar deprimido não ser um pecado, uma pessoa ainda é responsável pela forma como responde à aflição, incluindo a busca pela ajuda profissional de que precisa. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).

Qualquer tipo de depressão precisa de acompanhamento profissional para que o problema possa ser tratado nos aspectos neurológicos e psicológicos. Quanto mais cedo o tratamento começar, menores são as chances de o transtorno evoluir e se agravar para uma depressão severa.

Paralelamente a isso, a pessoa precisa trabalhar todo seu histórico emocional para reduzir o impacto desse período. Após passar por uma situação difícil na vida, a tendência é que o indivíduo sinta medo, raiva e culpa. É necessário dar um novo significado para a experiência negativa e, para que isso ocorra, é preciso olhar para as próprias emoções e interagir com elas, além de extravasar a raiva e ressignificar este trauma.

Para a Inteligência Emocional, o autoconhecimento funciona como um grande aliado nesse processo, uma vez que ele permite uma maior percepção de todas as emoções que foram desencadeadas por um episódio estressante. Quando o indivíduo possui um entendimento maior sobre si mesmo, ele consegue direcionar as diferentes emoções e impedir que elas controlem sua vida.

Alguns indivíduos têm mais dificuldade para superar os desafios que a vida impõe por conta de padrões de comportamentos inconscientes que refletem diretamente na forma como eles agem e pensam. É fundamental olhar para essas questões registradas no subconsciente para aprender a superar as dificuldades e conviver com as mudanças naturais da vida de qualquer ser humano.

O desenvolvimento com a Palavra de Deus é muito importante para que o indivíduo não se torne refém de períodos difíceis, visto que ela possibilita o crescimento de ferramentas para administrar melhor as adversidades. (Josué, 1:8)

Pr. Josivaldo Lyra

WhatsApp: 14988194623

14988056852

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *