EM 2019 CODEM (CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MARÍLIA) DEVE SAIR DO PAPEL. MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL JÁ DERAM OS PRIMEIROS PASSOS

Com a missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável mediante a articulação da sociedade civil organizada e dos poderes públicos, membros da Matra (Marília Transparente), da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marília), da Prefeitura, Empresários e representantes de outros segmentos da sociedade, estiveram reunidos na sede a ACIM.

O encontro, proposto e organizado pelo presidente da ACIM, Adriano Luiz Martins, foi realizado no dia 21 de dezembro de 2018 e também contou com a presença do novo Secretário Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.

Dentre os temas abordados estão: a situação do aeroporto, dos distritos industriais, o calçadão, o centro tecnológico, o código de posturas do município, Zona Azul, comércio informal, segurança e iluminação pública.

Mas, sem dúvida, o assunto principal da reunião foram as tratativas para a criação do CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Marília.

A Matra foi representada por sete membros. Na reunião foram discutidas as ações futuras do grupo para a concretização da criação do Conselho que reunirá todas as entidades da sociedade civil organizada, poder público e instituições de ensino superior do Município.

Ficou decidido que em meados de janeiro de 2019, deverá ser celebrado um contrato de consultoria, com a empresa dirigida pela gestora, Márcia Santin, a mesma que realizou idêntico trabalho em Maringá – que traçará um diagnóstico inicial da cidade.

Os trabalhos da consultoria contratada deverão ter início no mês de fevereiro, juntamente com novas reuniões do grupo.

A proposta foi lançada no dia 07/12/17, com a Palestra “Como será a sua cidade daqui a 20 anos ? O papel da sociedade organizada no desenho do futuro”, proferida pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, que também contou com a participação de membros da Matra.

Em abril do ano passado uma comitiva de aproximadamente 50 pessoas esteve na cidade de Maringá, no Paraná, para conhecer melhor o Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), que funciona desde a década de 90 nas dependências da Associação Comercial e Industrial daquele município.

Criado para auxiliar e fiscalizar a administração pública, o Codem ajuda a projetar a cidade paranaense para o futuro – Município, aliás, que figura atualmente como um dos melhores do país para se morar! E é esse modelo que a sociedade civil organizada quer implantar em Marília.

FONTE : MATRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *