Encontro de carros no Marília Shopping comemora dia mundial do Fusca

Para comemorar o dia mundial do Fusca, em 22 de junho (sexta-feira), a partir das 19h, o Marília Shopping recebe edição especial do encontro de carros. Encontro é gratuito e visa agitar o cenário antigomobilista mariliense. Promovido pelo Fusca Clube de Marília, encontro é destinado a familiares, amigos e admiradores dessas raridades que marcaram uma época, para uma troca de experiências.

E, para quem deseja apreciar e conferir cada detalhe desse simpático automóvel, o centro de compras recebe exposição até o dia 24 de junho. Entre as relíquias apresentadas estão um Fusca conversível; um Fusca clássico com uma réplica em miniatura, entre outros modelos de colecionadores da cidade.

Serviço

Exposição Fuscas

Quando: Até 24 de junho

Local: Praça de Eventos Marília Shopping

Horário: Sexta e sábado das 10h às 22h

Domingo das 13h às 19h

Visitação: Gratuita

Encontro de Fuscas

Quando: 22 de junho

Horário: A partir das 19h

Local: Estacionamento do Marília Shopping

Participação: Gratuita

História do Fusca

Em 22 de junho de 1934, data em que é celebrado o dia mundial do Fusca, o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística alemã assinaram o contrato para o desenvolvimento do projeto de fabricação do “Volkswagen” (carro do povo, em alemão), apelidado no Brasil de Fusca, que viria a ser o carro mais vendido da história.

Feito a pedido de Adolf Hitler, o carro serviria para desfilar o poderio tecnológico do partido nazista por suas recém-inauguradas autoestradas. Entre as exigências de Hitler, estavam a capacidade de levar dois adultos e três crianças, manter velocidade média de 100 km/h, consumir pouco e ter preço de motocicleta.

Ele chegou ao Brasil em 1950, depois de 11 anos de sucesso na Europa e de ter enfrentado os rigores da Segunda Guerra Mundial. O visual ‘redondinho’ criou um contraste com os grandes carros americanos vendidos no Brasil na época e foi conquistando o coração dos motoristas brasileiros. Com motor refrigerado a ar, manutenção barata e resistência mecânica fora do comum, o modelo se incorporou ao cotidiano das ruas do País até começar e ser montado aqui em 1953, ainda com peças importadas.

A produção nacional, em 1959, marcou a estreia da primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo.  E assim foi até 1986, quando a trajetória do Fusca foi interrompida após mais de 3 milhões de unidades fabricadas.Com o incentivo aos carros populares, voltou a ser montado em 1993 e saiu de linha definitivamente no Brasil em 1996, contabilizando 3,2 milhões de unidades fabricadas.  No mundo, o último Fusca saiu da linha de montagem no México, em julho de 2003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *