Governador de Okinawa exorta governo central do Japão a suspender obras de aterramento

O governador de Okinawa, Denny Tamaki, exortou o governo central do Japão a suspender as obras de aterramento para uma base aérea dos EUA na cidade de Nago antes da reunião com a província para debater as bases americanas.

A nova instalação irá substituir a Base Aérea de Futenma, dos fuzileiros navais dos EUA, localizada na cidade de Ginowan. Entretanto, o governo provincial se opõe à transferência dentro da própria província.

Tamaki e o prefeito de Ginowan, Masanori Matsugawa, se reuniram com o secretário-chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, com o chanceler japonês, Taro Kono, e o ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, no escritório do premiê na quarta-feira.

Eles debateram a redução do fardo representado pela Base Aérea de Futenma.

Tamaki exigiu que o governo central suspenda a obra de aterramento pelo período de três a seis meses antes que os dois lados debatam a redução dos riscos representados pela base.

Ele também pediu que o governo estabeleça um novo cronograma para encerrar as operação da base de Futenma. A meta inicial de 5 anos, que terminou em fevereiro deste ano, não se concretizou.

Tamaki disse posteriormente a jornalistas que o governo central insistiu em conversas em nível de trabalho sobre a questão de redução do fardo causado por Futenma.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *