Governador de Okinawa morre aos 67 anos

O governador de Okinawa, Takeshi Onaga, que confrontou intensamente o governo central em relação à realocação de uma base dos EUA dentro da ilha, morreu na quarta-feira (8), disseram pessoas próximas a ele.

A província de Okinawa, liderada por Onaga, de 67 anos, vem confrontando o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe sobre a transferência da Base Aérea de Futenma da Marinha da densamente povoada Ginowan para a área costeira de Henoko em Nago.

No final do mês passado, Onaga, que estava se recuperando após se submeter a uma cirurgia para câncer no pâncreas, pediu a oficiais locais que iniciassem os procedimentos para retrair a aprovação de seu predecessor em relação ao trabalho de aterro para a realocação da base, em sua mais recente tentativa de bloquear as obras.

A notícia sobre a morte de Onaga ocorreu após o vice-governador Kiichiro Jahana ter dito na manhã de quarta-feira que o governador havia entrado em um “estado de consciência nublada”.

Onaga estava executando funções oficiais enquanto se submetia a tratamento médico após um tumor ter sido encontrado em seu pâncreas no mês de abril. Ele não vinha aparecendo em público recentemente.

Em novembro de 2014 Onaga se tornou governador de Okinawa, derrotando o então em exercício Hirokazu Nakaima, que era mais a favor da realocação da base e aprovou o início do trabalho de recuperação em dezembro de 2013.

Onaga também serviu 14 anos como prefeito da capital Naha.

FONTE : PORTAL MIE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *