Governo do Japão traça plano de revisão da lei de imigração

O governo do Japão delineou um plano para revisar a legislação referente à imigração de forma a aceitar mais trabalhadores qualificados e profissionais a partir do mês de abril do ano que vem. A medida faz parte dos esforços para aliviar a falta de mão de obra causada pelo declínio populacional.

O sumário do rascunho das revisões legais foi submetido, nesta sexta-feira, em uma reunião do secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, ministro da Justiça, Takashi Yamashita, e outros ministros do gabinete.

As revisões envolvem a criação de dois novos tipos de status de residência para trabalhadores estrangeiros. O primeiro tipo deverá cobrir estrangeiros que possuem um determinado nível de qualificação de especialização ou experiência. O governo permitirá que eles permaneçam no Japão por cinco anos, no máximo.

O segundo tipo será aplicado a estrangeiros altamente qualificados. Eles terão permissão de residência de longa permanência e seus familiares poderão acompanhá-los, caso satisfaçam certas condições.

Na reunião do gabinete, também foi apresentado um plano para elevar o Escritório de Imigração do Ministério da Justiça para uma agência de controle de imigração e residência, no mês de abril do ano que vem.

O governo deverá submeter as propostas em uma sessão do Parlamento que será aberta ainda neste mês. Suga disse que é necessário criar um ambiente para aceitar mais trabalhadores estrangeiros de acordo com o novo sistema de residência

FONTE : NHK PORTUGUES
   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *