Japão e Países Baixos vão cooperar para garantir sucesso da cúpula do G20 em Osaka

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que seu país e os Países Baixos concordaram em trabalhar conjuntamente sobre desafios globais visando a cúpula do Grupo dos Vinte. O evento ocorrerá em junho, no Japão.

Na quarta-feira, Abe se reuniu com o premiê holandês Mark Rutte, em Roterdã.

No encontro, Shinzo Abe declarou que os Países Baixos são um importante parceiro estratégico para o Japão e que ambas as nações compartilham valores universais, tais como a liberdade, a democracia e o estado de direito. Ele acrescentou que o Japão convidou os Países Baixos para a cúpula do G20, em Osaka.

Abe disse que ele e Rutte concordaram em cooperar de maneira próxima para lidar com questões globais visando garantir o sucesso da cúpula do G20.

Entre essas questões estão: promover o livre-comércio e a inovação, além de lidar com as mudanças climáticas e o problema do lixo plástico que causa a poluição marinha.

Shinzo Abe e Mark Rutte concordaram ainda em impulsionar os laços econômicos entre os dois países, com o pacto comercial firmado por Japão e União Europeia passando a vigorar no próximo mês.

Abe também explicou a decisão de Tóquio de se retirar da Comissão Baleeira Internacional e retomar a caça comercial de baleias, após a questão ter sido abordada por Rutte.

FONTE :NHK PORTUGUES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *