Japão mantém avaliação de que economia está se “recuperando gradualmente”

O Japão deixou inalterada sua avaliação de que a economia está se recuperando gradualmente, mostrando que as autoridades continuam confiantes em uma recuperação moderada após contração no primeiro trimestre.
“A economia do Japão está se recuperando gradualmente”, disse o Escritório do Gabinete no relatório econômico mensal de junho na última terça-feira. Isso foi inalterado em relação ao mês anterior.
Também não houve mudança em sua avaliação de que os gastos do consumidor estão “se recuperando” e sua visão de que os gastos de capital estão se expandindo gradualmente.
Nos últimos meses, os consumidores começaram a gastar com eletrodomésticos e restaurantes, enquanto os dados mostraram que os principais indicadores de investimento empresarial estão subindo.
A terceira maior economia do mundo encolheu 0,6 por cento no primeiro trimestre em dado anualizado, em parte devido ao fraco consumo privado e encerrando a melhor fase de crescimento desde a bolha econômica dos anos 1980.
Muitos economistas dizem que a contração será temporária, mas há dúvidas sobre a força com que a economia irá se recuperar devido à crescente ameaça de protecionismo comercial.
O presidente dos EUA, Donald Trump, está avançando com imposição de taxas sobre 50 bilhões de dólares em importações chinesas, e o Ministério do Comércio da China disse que responderá com tarifas “da mesma escala e força”, provocando temores de uma guerra comercial plena.
Trump impôs tarifas sobre as importações de aço e alumínio, que afetam as empresas japonesas, e também criticou o Japão por seu baixo nível de importações de veículos norte-americanos.
FONTE :ALTERNATIVA ON LINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *