Marília Shopping comemora ‘Dia do Idoso’

Os idosos possuem experiência e vivem a vida para contar aos mais novos tudo o que viram por este mundo e, em muitos países são verdadeiros símbolos de experiência e considerados parte essencial da sociedade.

Para celebrar o ‘Dia do idoso’, o Marília Shopping recebe em 1º de outubro, a partir das 19h, apresentação dos grupos de canto coral da UAPEM “União dos Aposentados e Pensionistas de Marília” e do CoralMed da Unimed Marília. As apresentações são gratuitas e acontecem na Praça de Alimentação do centro de compras.

E, como forma de estender as ações em comemoração a “melhor idade”, o Marília Shopping recebe entre os dias 24 e 28 de outubro, exposição de artesanatos confeccionados pelos idosos atendidos pelo Centro Dia de Marília (CDI).

O espaço oferece acolhimento para idosos semidependentes ou cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar. O local oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria.

“De uma forma carinhosa e singela, com essa ação poderemos demonstrar a importância dos idosos e fazer com que o carinho e o respeito que eles merecem, seja uma tarefa diária de cada um de nós. Afinal, com toda sua sabedoria, eles nos ensinam lições que levaremos por toda nossa vida”, ressalta Heli Queiroz, coordenador de marketing do Marília Shopping.

Serviço

Dia do Idoso no Marília Shopping

ð  Canto coral da UAPEM “União dos Aposentados e Pensionistas de Marília” e do CoralMed da Unimed Marília

Quando: 1º de outubro

Horário: 19h

Local: Praça de Alimentação Marília Shopping

 

ð  Exposição artesanatos Centro Dia de Marília

Quando: 24 a 28 de outubro

Horário: 10h às 22h

Local: Próximo à praça de eventos

 

Dia do Idoso

De acordo com a Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), essa data passou a ser comemorada em todo o Brasil como o Dia do Idoso. Essa data visa reforçar a importância da proteção e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos.

No Brasil, assim como em muitos países, a população de idosos vem aumentando cada vez mais. A expectativa é que, em 2050, o país tenha aproximadamente 63 milhões de pessoas na “melhor idade”; uma projeção de 72 idosos para cada 100 jovens, segundo dados do Ministério da Saúde.

O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.

A criação do Estatuto do Idoso em 2003 representou um grande avanço na vida dessa parcela da população, que frequentemente é vítima de maus-tratos e abusos de todas as formas. Esse estatuto estabeleceu os direitos aos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *