O LADO OBSCURO

Acredito que a maioria das pessoas já teve conhecimento de Pastores próximo ou já ficou sabendo de alguma história contada por amigos sobre algum caso de suicídio Pastoral. Por que Pastores aparentemente felizes comentem suicídio? Por que um Pastor toma essa decisão extrema de tirar a própria vida? São perguntas que podem nos fazem pensar sobre a vida e sobre a existência. Pode algum problema ou Transtorno Mental ser tão grave a ponto de levar um Pastor a cometer suicídio? Pode algum problema gerar tanto desespero a ponto de pensar que não tem solução e cometer suicídio.

Ele se compadece dos fracos e dos pobres

e os salva da morte. Ele os resgata da opressão e da violência,

pois aos seus olhos a vida deles é preciosa.

Salmos 72:13-14

São perguntas feitas pela comunidade ao se depararem com um ato de tamanha repercussão e de uma profunda reflexão sobre a existência. Tirar a própria vida, para muitos é algo inimaginável. Mas para pessoas que apresentam casos mais graves de depressão ou que não conseguem lidar com alguns problemas da vida é algo que se pensa bastante. É um conflito interno muito grande. Pode a vida não ter mais sentido ou não conseguirmos resolvermos nossos problemas? O certo é que para as pessoas que cometem suicídio a resposta parece ser sim. E cada vez mais nos deparamos com o suicídio.

Se você vacila no dia da dificuldade,

Como será limitada a sua força!

Provérbios 24:10

O Pastor que planeja o suicídio carrega consigo o pensamento de que não possui nenhum tipo de chance de resolver seus problemas e essas características também estão presentes em pessoas deprimidos. Eles se queixam de não encontrar forças, ânimo e motivação para a realização de qualquer tipo de atividade, minando as potencialidades do ser humano. Além do mais, em muitos casos também acreditam que são um “peso” para outras pessoas.

Apesar do aumento de casos há ainda um pouco de receio de que, ao tocar no assunto, as pessoas serão estimuladas a cometerem suicídio. Só ao abordar essa questão é que se saberá a gravidade da situação, se a pessoa mantém esse pensamento e puder ajudar. E ao se perceber essa intenção é muito importante agir rapidamente para evitar um processo que está em evolução.

Ainda temos um agravante para o aumento dos números de transtornos mentais. Existe hoje, por conta das redes sociais, uma pressão muito grande. As pessoas precisam se mostrar alegres. Precisam mostrar que a vida é cheia de coisas boas, de amigos, de viagens, etc. Mas nem sempre essa é a realidade.

O estresse dos dias atuais, a correria do dia a dia, a pressão no trabalho, a queda da qualidade de vida e claro, dentre outros podem contribuir para os aumentos dos níveis de depressão.

Ter uma rede de apoio é muito importante para lidar com esse momento difícil da vida. Ter profissionais que acompanham é imprescindível para um tratamento eficaz e para vencer esses pensamentos.

É muito importante ficar atento aos sinais. Geralmente, quem cometeu suicídio deu sinais antes de tomar essa atitude. Essas pessoas podem falar que querem cometer suicídio, podem dizer que não querem mais viver, que seria melhor se morressem… etc. E não pense que quem fala isso não tomará essa atitude. Ao se ter indícios sobre a possibilidade de uma pessoa cometer suicídio, não se deve relegar essa probabilidade e sim se deve tentar investigar um pouco mais sobre isso.

Escolha Cristo e plante amor, amizades, alegria, paz. E colha felicidade.

Pai  quero viver aqui somente para te glorificar. Encha o

Meu coração de muito amor e compaixão, para que eu seja um

Semeador da bondade que há em ti. Amém.

Ouça meu filho, e aceite o que digo,

e você terá vida longa.

Provérbios, 4:10

Pr. Josivaldo Lyra

WhatsApp: 14988056852

CCPSP

Café com Pastores/SP

Um comentário em “O LADO OBSCURO

  • julho 11, 2018 em 12:21 am
    Permalink

    Ótimo trabalho, são poucos que tem coragem de falar abertamente sobre esse assunto.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *