O medo do medo pode desencadear uma depressão?

O medo é um sentimento de auto proteção que nos leva evitar riscos.

Medo intenso, paralisante, persistente, acomodado numa auto imagem negativa, pode levar à depressão. A depressão revela uma conjunto de sentimentos relacionados à falta de esperança, falta de confiança e aponta para a necessidade de buscar um conhecimento, que ainda se encontra no inconsciente.

Será que você não está com medo de ficar com medo porque sabe que algo precisa ser resolvido ou discutido? Há algo que tenha disparado esse medo?

Talvez esteja confundindo medo com angústia, sendo que tal vem sinalizar uma demanda que provavelmente não esteja sendo atendida por você mesmo.

Uma boa escuta poderá lhe ajudar a entender esse “medo” do qual se queixa, podendo trazer questões importantes que não estão bem resolvidas.

Deus diz ‘não temas’. Então por que temos medo?

De que você tem medo? Por que você tem medo?
Quando você tem medo, você pode ficar ansioso, estressado, ou perder o sono.

Considere apenas os seguintes exemplos :

Elias está em um campo de batalha, um momento óbvio para se ter medo. Deus diz a ele em 2Reis 1.15: “Não temas”.

Davi expressa isso muito bem no Salmo 23.4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”.

Jeremias teve uma vida dura como profeta, mas Deus declara a ele em Jeremias 1.8: “Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar”.

Porque Temos Medo?

Apesar dessa esmagadora evidência bíblica de que não devemos temer, mas sim confiar em Deus, nós freqüentemente nos tornamos presas do medo. Por quê?

Aqui estão duas razões pelas quais eu acredito que temos medo:

1. Nós Não Acreditamos na Soberania de Deus

O medo em nossa vida nem sempre é racional. Na maioria das vezes, o medo é baseado naquilo que pode ou não pode acontecer. Dessa forma, o medo lhe dá a impressão de que você vê e sabe tudo. Você cria em si mesmo a imagem de um deus funcional. É Deus que é soberano, não você. Pare de temer aquilo que você não sabe e comece a confiar naquele que tudo sabe.

2. Nós Criamos Nossa Própria Visão Em Vez de Buscarmos  a Visão de Deus

Quando ficamos paralisados pelo medo, nós estamos basicamente vendo o futuro sem Deus. Nós dizemos algo como: “Eu vejo o futuro. Deus não está nele. Deus não vai ser por mim. Deus não vai me ajudar”. Mas isso é o contrário das palavras do próprio Deus, que diz depois em Jeremias: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.

Não tenha medo. Pela graça de Deus, persevere em Jesus

Pr. Josivaldo Lyra
WhatsApp: 14 988056852
E-mail: ccpsp2018@gmail.com

2 comentários em “O medo do medo pode desencadear uma depressão?

  • agosto 10, 2018 em 11:45 am
    Permalink

    É verdade muitas vezes nos sentimos só esquecemo-nos quê Deus está sempre do nosso lado muitas dás vezes perguntamos por quê Deus nos abandonou pensamos em desistir quê Deus não estar nos vendo quando Deus está sempre do nosso lado ele nunca nos deixar só um só momento quando estamos no fundo do poço querendo desistir de tudo e de todos ele vêm e nos levanta pôs sem Deus não somos nada pôs o medo nos leva a pensar quê Deus não existe más ele está sempre com nosco

    Resposta
  • agosto 12, 2018 em 6:20 pm
    Permalink

    Boas palavras muito bom . Deus abençoe

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *