Prefeitura implanta equipe multiprofissional no Disque 100 para receber o fluxo de denúncias da cidade

Equipe é formada por psicóloga, assistente social e enfermeira e fica de plantão na Secretaria Municipal de Direitos Humanos

 

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, implantou recentemente uma equipe especializada para receber o fluxo de denúncias da cidade através do Disque 100.

A equipe multiprofissional é formada por três profissionais, sendo uma psicóloga (Ademara Oliveira), uma assistente social (Luciana Matos) e uma enfermeira (Aline Coutinho), que trabalham na Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas: crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT, população em situação de rua, discriminação ética ou racial, tráfico de pessoas, trabalho escravo, terra e conflitos agrários, moradia e conflitos urbanos, violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais; violência policial (inclusive das forças de segurança pública no âmbito da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro); violência contra comunicadores e jornalistas e violência contra migrantes e refugiados.

“A nossa secretaria está pronta e equipada para receber o fluxo de denúncias da cidade através do Disque 100 e conta com a parceria dos órgãos responsáveis no alinhamento e acompanhamento do fluxo estabelecido. É de grande conquista para o município a inclusão dessa equipe multiprofissional, dando apoio e acolhimento às vítimas de denúncias no município de Marília, conscientizando, humanizando o atendimento e assim criando vínculos com a população para a melhor proteção da mesma”, disse o secretário municipal de Direitos Humanos, Renato Augusto Micheletti.

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *