Tepco vai desmantelar reatores da usina nuclear Fukushima 2

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) revelou um plano que considera desmantelar todos os reatores de sua usina nuclear Fukushima 2.

Ela está localizada a cerca de 12 quilômetros ao sul do complexo Fukushima 1, que foi seriamente danificado pelo terremoto e tsunami de março de 2011. Todos os quatro reatores de Fukushima 2 estão desligados desde o desastre.

Na quinta-feira, o presidente da Tepco, Tomoaki Kobayakawa, informou o governador de Fukushima, Masao Uchibori, a respeito do plano no escritório do governo provincial.

Kobayakawa lembrou que tem havido rumores negativos sobre Fukushima e que muitos evacuados ainda não podem voltar para casa.

Ele disse a Uchibori que sua empresa decidiu que manter Fukushima 2 desligada atrapalharia os esforços de reconstrução na província.

A Assembleia Provincial de Fukushima havia adotado uma petição para desmantelar os reatores do complexo.

Já as Assembleias Municipais de Tomioka e Naraha, as cidades em que a usina nuclear está localizada, adotaram uma exigência similar. O governador Uchibori tem pedido repetidamente à Companhia de Energia Elétrica de Tóquio e ao governo central que providenciem o desmantelamento da usina.

Agora, a Tepco deve desmantelar todos os dez reatores existentes na província: seis em Fukushima 1 e quatro em Fukushima 2.

FONTE : NHK PORTUGUÊS 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *