Trump irá declarar emergência nacional para construir muro na fronteira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pronunciará nesta sexta-feira um discurso sobre segurança na fronteira com o México, no qual está previsto que irá declarar emergência nacional para construir o muro para conter o que chama de “crise migratória”.

A agenda presidencial afirma que Trump pronunciará na Casa Branca às 10h (horário local, 13h em Brasília) um discurso sobre “segurança nacional e crise humanitária na fronteira sul”.

O presidente americano já confirmou ontem que assinará a lei orçamentária aprovada pelo Congresso, o que evitará uma nova paralisação do governo dos EUA.

O pacto só dá sinal verde para US$ 1,37 bilhão, que servirá para bancar a construção de quase 90 quilômetros de barreiras na extensa fronteira entre com o México.

Por isso, ao mesmo tempo, Trump vai declarar estado de emergência nacional, o que lhe permitirá recorrer a diversas verbas orçamentárias para financiar a construção do muro.

Esta declaração outorga temporariamente ao presidente um poder especial para enfrentar uma crise.

Sob a emergência nacional, Trump poderá desviar os fundos de outros orçamentos já autorizados pelo Congresso e dedicá-los ao projeto do muro fronteiriço.

FONTE : EFE BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *