15 mil atletas em 30 modalidades iniciam hoje o 1º dia de disputas dos Abertos em Marília

Hoje (dia 13) serão conhecidos os primeiros resultados da 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que acontecem em Marília até o dia 25. Mais de 15 mil atletas iniciam as disputas por 30 modalidades, nas diversas praças esportivas da cidade e da região, com entrada gratuita.

Como sede do evento, a cidade entrará na disputa geral da 1ª Divisão, mas algumas equipes irão participar da ‘Segundona’.

“Vai ser muito difícil, mas se repetirmos a colocação do ano passado (17º lugar), já estarei bastante satisfeito, pois se não me engano foi a melhor dos últimos anos”, destacou o secretário municipal de esportes, Eduardo Nascimento. Algumas modalidades irão disputar a elite no masculino e da 2ª Divisão no feminino ou vice-versa, pela colocação nos Jogos Regionais deste ano.

Atletismo, atletismo ACD (atletas com deficiência), badminton, boxe, capoeira, futebol, futsal, handebol, natação, natação ACD, taekwondo, tênis e vôlei de praia terão equipes de homens e mulheres na 1ª Divisão.

Já o karatê vai estar na 1ª com as mulheres e na 2ª com os homens. O inverso acontece no tênis de mesa.

Ainda na elite dos Jogos Abertos, Marília terá três modalidades mistas: malha, xadrez e ‘supino raw’ (halterofilismo).

Os esportes da 2ª Divisão serão: basquete masculino (até 20 anos) e feminino (livre), biribol (homens), bocha (homens), ciclismo (os dois), judô (os dois) e vôlei até 20 anos no masculino e livre no feminino.

“Não temos como competir com as principais potencias (São Caetano, São José, Santos e outras). Essas cidades têm um orçamento até dez vezes maior que o nosso e contratam até atletas olímpicos e internacionais. Nosso foco é trabalhar com o atleta da cidade e dar a ele essa oportunidade de participar de um evento grandioso como esse em casa”, ressaltou Eduardo Nascimento.

Secretário estadual

Chegou ontem a Marília o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Aildo Rodrigues Ferreira, que está bastante satisfeito com a realização dos Jogos Abertos na cidade, após 57 anos (última vez em 1962).

“Se Marília é sede deste evento significa principalmente que tem capacidade para realiza-lo, com estrutura necessária para acomodar todos os atletas. Muitos municípios pleitearam essa oportunidade e a escolha se baseou exclusivamente por questões técnicas, através de avaliações e vistorias de nossos funcionários”, frisou.

O Governo do Estado repassou R$ 1,3 milhão para Marília realizar o evento e contrapartida da cidade foi ceder as praças esportivas e os alojamentos. “Infelizmente não temos ainda um estudo para nos informar quanto é injetado na economia do município um evento como este, que tem a presença de quase 17 mil pessoas, pois bares, restaurantes e comércio lucrarão com os Jogos Abertos. Isso é uma certeza”, explicou Aildo Rodrigues Ferreira.

Abertura oficial

A cerimônia de abertura será realizada hoje, às 19h, no ginásio de esportes do Clube dos Bancários. Representantes das 206 delegações irão para o desfile. A entrada da população é gratuita.

FONTE : JORNAL DA MANHÃ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *