Aumenta número de firmas japonesas que oferecem aposentadoria antecipada a funcionários

Um número crescente de empresas com ações em Bolsas de Valores no Japão oferece aposentadoria antecipada como opção para seus empregados. Um levantamento privado mostra que a lista inclui tanto firmas com ganhos robustos como aquelas que passam por dificuldades.

Segundo a Tokyo Shoko Research, 36 empresas ofereceram aposentadoria antecipada a seus funcionários em 2019. Trata-se do triplo em relação ao ano anterior. As ofertas englobaram mais de 11 mil trabalhadores, ultrapassando a marca de 10 mil pela primeira vez em seis anos.

Doze dessas firmas eram fabricantes de eletrônicos, o maior número entre todos os setores. Muitas delas enfrentam dificuldades, como no caso da Toshiba e da Japan Display.

No entanto, metade das empresas registrou lucro em seus mais recentes relatórios de ganhos. Incluem-se aí a Astellas Pharma e a Casio Computer.

De olho no futuro, nove firmas planejam oferecer programas de aposentadoria antecipada neste ano. Sete delas estão no azul.

A Tokyo Shoko Research diz que um número cada vez maior de firmas está racionalizando suas operações em meio ao desenvolvimento de tecnologias digitais. Ela espera que mais empresas deem início a reformas estruturais enquanto seus negócios se mantêm estáveis.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *