Biblioteca realiza 15ª Janela Literária sábado em edição Virada Inclusiva

Evento, que é totalmente gratuito, terá contação de história acompanhada de intérprete de libras

 

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizará neste sábado (1), na Biblioteca Municipal (rua São Luiz, 1.295, esquina com a rua São Carlos), o Programa Janela Literária – Edição Virada Inclusiva.

Nesta 15ª edição as atividades serão realizadas de modo a dar visibilidade à presença de pessoas com deficiência, por meio de manifestações de arte e cultura. As atividades são todas gratuitas e acontecem nos períodos da manhã e tarde, das 8h30 às 13h e das 14h às 19h.

O programa Janela Literária é um dia dedicado a diversas manifestações artísticas e literárias, como lançamento de livros, exposições, contação de histórias, encontro de RPG, jogos de xadrez e encontro do Clube de Leitura “Leia Mulheres”.

Algumas atividades da programação serão acompanhadas por intérpretes de libras, como, por exemplo, a contação de histórias, com o arte-educador Calu Monteiro, que acontecerá às 11h.

Veja a programação completa do evento:

MANHÃ

Piso 1 – das 8h30 às 9h50 – XVI Encontro dos Escritores Marilienses; e das 11h às 11h40 – Contação de histórias com Calu Monteiro (acompanha intérprete de Libras).

Piso 2 – das 10h às 10h50 – Apresentação artística e musical da Escola de Música Music All (acompanha intérprete de Libras); e das 11h às 12h – Lançamento do livro infantil “Os Sonhos de Maria”, de Joyce Silva.

EXPOSIÇÕES

“Mini Instrumentos Musicais” – A exposição irá ocupar o espaço Colecionismo Mania de Você com miniaturas de diversos tipos de instrumentos musicais. Período: 1 a 17 de dezembro.

“Revitalização” – A mostra traz peças feitas pelos frequentadores do Centro POP de Marília. O trabalho é voltado à reutilização de materiais recicláveis através da arte. Período: 1 a 17 de dezembro.

“Natal em Livros” – A exposição vai enaltecer o período natalino através de livros que representam os valores humanitários da data. Período: 1 a 17 de dezembro.

Piso 3 – das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30 – Oficina de Xadrez com Felipe Brene, ex-árbitro Auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez. A prática do jogo de xadrez  desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

TARDE

Piso 1 – das 15h às 17h – Clube de Leitura “Leia Mulheres”. Livro: “Metade Cara, Metade Máscara” de Eliana Potiguara. O projeto Leia Mulheres surgiu em 2014 com um convite à leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. Atualmente, são inúmeros grupos espalhados por todo Brasil. Mediação de Ana Xavier e Raisa Oliveira.

Piso 2 – das 14h às 19h – Projeto  CriAção (Oficina de RPG e  board games) com  Bruno Fontana. Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua. Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *