Bunkyo inicia 2020 preocupado em valorizar as relações humanas; cônsul destaca ano movimentado

Apesar de todo avanço tecnológico, com as redes sociais ocupando um espaço cada vez maior na vida das pessoas, nada pode substituir as relações humanas. A afirmação é do presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Renato Ishikawa que, discursando em nome das cinco principais entidades nikkeis – Bunkyo, Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil) e Aliança Cultura Brasil-Japão – responsáveis pela organização da Celebração de Ano Novo – o primeiro Shinnenkai da Era Reiwa – realizada no último dia 3, afirmou que considera as relações pessoais “extremamente importantes”.
São a base de tudo”, garantiu, lembrando que, “outro dia, quando o presidente mundial da Jica (Japan International Cooperation Agency), Shinichi Kitaoka, esteve no Brasil [para comemorar os 60 anos do início da cooperação econômica Japão-Brasil, iniciada em 1959], ele me perguntou qual o segredo para se ter sucesso na recuperação do Hospital Santa Cruz. Respondi que as relações humanas são a base de tudo. Cuidar das pessoas foi o que norteou minha carreira e é o que continuo fazendo. Busco sempre respeitar o meu limite e o limite do outro, seja nas relações familiares, entre amigos ou profisisonais”, explicou Ishikawa, acrescentando que a chegada de mais um novo ano “também é uma ocasião para, em conjunto, buscarmos fortalecer nosso espírito, alimentado-o com fé, esperança e confiança em nossa capacidade transformadora de sonhos e projetos em realidade”.

Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa discursa em nome das entidades participantes (Jiro Mochizuki)

Evidência – O mandatário lembrou ainda que, “no Japão, na Era Reiwa, do imperador Naruhito e da imperatriz Masako, em 2020, estará em evidência mundial com as realizações das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio a partir de julho próximo”. E finalizou desejando muito sucesso aos organizadores “esperando que este acontecimento contribua sobremaneira para movimentar o intercâmbio Brasil-Japão”.
A 32ª edição dos Jogos Olímpicos, o maior evento esportivo do planeta, também foi um dos temas do discurso do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. Ele destacou que o Consulado Geral do Japão em São Paulo vai investir na publicidade dos Jogos com atividades na Japan House São Paulo.
Para o cônsul, “o ideal” seria que “muitos atletas japoneses e brasileiros conquistem medalhas”. E fez um convite para que os brasileiros visitem o país sede.
Yasushi Noguchi lembrou ainda, que no ano passado, o Japão passou por uma grande mudança com a entronização do novo imperador, Naruhito. “Ficamos muito felizes porque aqui, do outro lado do mundo, a comunidade nikkei realizou uma Cerimônia de Entronização. No Japão, esta gentileza, mostrando solidariedade ao novo imperador, foi muito reconhecida”, disse o cônsul, acrescentando ainda que, em 2019, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e o presidente Jair Bolsonaro se reuniram em três ocasiões: na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial (WEF), em Davos, na Suíça, na Reunião de Cúpula do G20, em Osaka, no Japão, e na Cerimônia de Entronização do novo imperador.

Cônsul Yasushi Noguchi agradeceu a comunidade nikkei (Jiro Mochizuki)

Ano movimentado – “Isso mostra uma aproximação cada vez maior em nível parlamentar e espero que em 2020 essas relações se intensifiquem ainda mais”, disse Noguchi, explicando que 2020, a exemplo do ano passado, também será bastante movimentado.
“Em fevereiro teremos a realização da Confraternização Desportiva Internacional Nikkei, no Nippon Country Club; em março o Kenren realizará a segunda edição do Simpósio dos Organizadores de Festivais do Japão; em maio a Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas do Gaimusho organizará o 17º Congresso Latino-Americano de Ex-Bolsistas; em junho teremos as celebrações do Dia Nacional da Imigração Japonesa e o Dia Internacional do Nikkei; e em julho, como acontece todos os anos, o Kenren realizará mais uma edição do Festival do Japão”, destacou Noguchi, que parabenizou o Kenren por seus esforços no sentido de disseminar o conceito do Festival do Japão pelo país. “Desta maneira, mais e mais brasileiros podem conhecer a cultira e os costumes japoneses”, ressaltou Noguchi.

Homenagem – A Celebração de Anovo Novo contou ainda com participações especiais do Coral Feminino do Bunkyo e do Grupo Min. Na ocasião, Olga Ishida, artista plástica e esposa de Renato Ishikawa, foi homenageada pelos presidentes das cinco entidades realizadoras por sua contribuição â Cerimônia de Entronização, quando produziu e confeccionou cerca de mil taças de cerâmica que foram distrubuídas para os convidados. A cerimônia prosseguiu no Hall de entrada do Bunkyo, onde foi servido um jantar.

Cônsul e presidentes das cinco principais entidades nikkeis; ao fundo, o Coral Feminino Bunkyo (Jiro Mochizuki)


FONTE : JORNAL NIPPAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *