Calendário vacinal muda e crianças com quatro anos devem tomar reforço contra a Febre Amarela

A partir deste ano, tem mudança na indicação da vacina contra a doença; primeira dose continua a ser aplicada aos nove meses e segunda será com quatro anos

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, alerta a população para uma mudança no calendário vacinal a partir deste ano. Volta a valer a dose de reforço da vacina contra a febre amarela. A indicação desta segunda aplicação é para crianças com quatro anos. A rede de saúde do município está abastecida com o imunobiológico.

Conforme explica a enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora da Vigilância Epidemiológica do município, em 2019 estava previsto no calendário dose única. As crianças com mais de quatro anos e adultos não precisam fazer vacina de reforço.

“Uma única dose da febre amarela imuniza por toda a vida. Porém, para garantir ainda mais cobertura vacinal, o Ministério da Saúde está preconizando esse reforço dos quatro anos. Já existiu no passado, ficou um tempo fora do calendário e agora voltou”, explica Alessandra.

O município de Marília nunca registrou transmissão autóctone de Febra Amarela. Porém, a doença já fez vítimas no estado nos últimos anos.

Sem nenhum caso autóctone (contraído em seu território), entre 2010 e 2015, o Estado de São Paulo voltou a constatar transmissão do vírus da Febre Amarela no ano de 2016, quando três pessoas adoeceram. Todas morreram.

Em 2017 foram 75 casos (38 mortes) e no ano passado 503 casos, com 175 óbitos. A doença atingiu com mais frequência adultos jovens, que não receberam nenhuma dose da vacina. Houve intensificação e campanhas foram feitas para elevar a cobertura vacinal.

Além do alerta para a segunda dose, às crianças com quatro anos, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília orienta os adultos que não têm nenhuma anotação de vacina contra a doença em suas cadernetas ou desconhecem sua situação vacinal, a procurar uma unidade de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *