Calor escaldante continua em todo o Japão

O calor escaldante continua em todo o Japão, com temperaturas acima dos 35 graus centígrados tendo sido registradas em diversas regiões antes do meio-dia de terça-feira.

Segundo a Agência de Meteorologia, um sistema de alta pressão e o céu claro são as causas do calor. O órgão afirmou que nas áreas costeiras do Mar do Japão, um fenômeno conhecido como Efeito Foehn – um tipo de vento quente e seco que prevalece nas montanhas – está intensificando o calor.

Até as 16h00 de terça-feira, os termômetros haviam registrado 38,5 graus centígrados em Tottori, cidade da província de mesmo nome; e 38 graus em Toyooka, na província de Hyogo. Essas cidades estão situadas nas proximidades do Mar do Japão, no oeste do país.

A Agência de Meteorologia adverte para que as pessoas se mantenham hidratadas e utilizem aparelhos de ar-condicionado apropriadamente para lidar com a insolação e hipertermia.

Já a Agência de Defesa Civil informou que cerca de 13 mil pessoas foram hospitalizadas na semana até o domingo, sendo que 39 acabaram morrendo.

Mais de 57,5 mil pessoas já tinham sido transportadas até hospitais neste ano devido à insolação, ultrapassando o número inteiro do ano passado.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *