Câmara Baixa aprova projeto para trazer mais mão de obra estrangeira para o Japão

O projeto de lei que visa trazer mais trabalhadores estrangeiros para o Japão foi aprovado na terça-feira por maioria de votos na Câmara Baixa do Parlamento japonês. A medida visa combater a grave escassez de mão de obra no país.

O projeto é uma revisão da legislação de imigração. O texto agora segue para a Câmara Alta para votação final.

Os dois tipos de vistos de residência criados pela lei devem entrar em vigor já em abril de 2019. O primeiro tipo vai ser para estrangeiros com capacitação técnica em áreas específicas. Eles vão poder trabalhar no Japão por até cinco anos, mas não poderão trazer familiares.

O segundo tipo de visto da nova lei é para estrangeiros com maior nível de profissionalização. Nestes casos, não vai haver limite de permanência no Japão, e eles vão poder trazer suas famílias para o país.

O governo planeja aceitar mão de obra estrangeira em catorze setores, incluindo agricultura e o de cuidados. Entretanto, o texto aprovado na Câmara Baixa não dá detalhes do novo programa.

As deliberações sobre o projeto começaram na Câmara Alta na quarta-feira com a presença do primeiro-ministro, Shinzo Abe. A oposição acusa o bloco situacionista de estar forçando a aprovação do projeto.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *