Caps Com-Viver promove festa junina com interação de pacientes e familiares

Caps Com-Viver promove festa junina

Unidade especializada em Saúde Mental, mantida pela Secretaria Municipal da Saúde, atende mais de 270 pacientes

Pacientes, familiares, servidores e parceiros que atuam em estágio na área de saúde mental participaram da tradicional festa junina, promovida pelo Caps Com-Viver (Centro de Atenção Psicossocial). A unidade especializada é mantida pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

Cerca de 60 pacientes se envolveram nas atividades. Com trajes característicos, pratos tradicionais da festa, decoração e músicas com o tema, o grupo interagiu e cumpriu uma das principais propostas terapêutica: a socialização.

Silvana Verza Garbelini, assistente social e gerente do Caps, afirma que as manifestações artísticas são oportunidades para expressão, o que é fundamental para os pacientes. Ela destaca ainda que o evento é oportuno para encontro entre usuários do serviço que não se encontram com frequência por participarem de atividades em horários diversos.

“Essa festa junina já é tradicional no nosso calendário. Eles (pacientes) participaram de tudo, inclusive da preparação, produção de enfeites, enfim, todas as etapas. Alguns familiares vêm e interagem. É um momento terapêutico que repercute muito positivamente na saúde mental dos nossos assistidos”, destacou Silvana.

ENTENDA OS CAPS

Os Caps são unidades indicadas a pessoas com transtornos mentais graves ou moderados, sendo os principais esquizofrenia, bipolaridade, TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtorno Opositor Desafiador e outras psicopatologias como depressão e comportamentos de automutilação.

Atualmente são atendidos 271 adultos (Com-Viver) e quase 200 crianças e adolescentes (Catavento). Os Caps são “porta-aberta” na rede SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, não necessitam de encaminhamento de outras unidades, basta comparecer para o acolhimento, às 7h, de segunda a sexta-feira.

SERVIÇO

O Caps Com-Viver está localizado na rua Marques de São Vicente, 322, bairro Maria Izabel. O telefone é o (14) 3434-2037. Já o Catavento fica na rua Alcides Nunes, 1.100 (atrás do Lar Amelie Boudet). Mais informações pelo (14) 3451-1660.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *