Caviar verde deixa de ser exclusivo de Okinawa

A cidade de Takehara (Hiroshima) já está cultivando a que poderia ser traduzida para o português como uva do mar. E desde julho deste ano passou a comercializar essa alga para os residentes e turistas.

Segundo um programa de tevê local, o sabor é igual à de Okinawa. O motivo de iniciar o cultivo local, em uma cidade a 100Km de distância da original parece estar no envelhecimento dos pescadores.

O cultivo está sendo feito em uma aquicultura com 4 tanques na água do Mar Interior de Seto. Não tem muito tempo que os pescadores da cooperativa Geinan observaram que umas algas parecidas apareceram na costa da cidade.

Então, viajaram até Okinawa para ver como se cultiva e voltaram animados. O cultivo é feito em água com temperatura de 23ºC e em 1 mês está pronta para colheita.

Além de ser mais fácil para os pescadores com idade avançada, média de 70 anos, o preço tem estabilidade. Pode ser vendida a 6 a 7 mil ienes o quilo.

Os 25 associados vêm cultivando experimentalmente há 3 anos e somente este ano se consideraram bem sucedidos.

As uvas do mar estão sendo vendidas em supermercados e michi no eki da cidade mas pretendem expandir, levando para a capital e outras.

Umibudou não é exclusividade do Japão

Embora no Japão essa alga era considerada exclusividade de Okinawa, nos demais países asiáticos já se come há muito tempo. Filipinas, Malásia, Vietnã, Taiwan e Coreia do Sul também a levam à mesa.

Em cada país o molho pode ser diferente. Mas é sempre servida crua, depois de bem lavada em água corrente. É ótima para ser colocada em saladas e para acompanhamento de peixes e carnes, pela sua textura e sabor suave.

Nutrição para beleza e saúde

De baixíssima caloria (100g=4kCal) tem ricos nutrientes para a beleza da pele, por isso, é a queridinha das mulheres. A uva do mar (umibudou) é rica em magnésio, ferro, cálcio e iodo, de maneira bem equilibrada, além de ter ácido hialurônico, indispensável para manter a pele bonita.

Além disso, contém um componente chamado fucoidan, que suprime a produção de melanina e pode prevenir manchas e sardas. Também é conhecido para prevenir o câncer.

Para a saúde os minerais ajudam a evitar o estresse e são importantes para os ossos e dentes. Essa alga contém uma grande quantidade de fibras, por isso, ajuda no bom funcionamento do intestino.

Se ainda nunca provou vale a pena experimentar esse sabor inusitado e, claro, nutritivo.

FONTE : PORTASL MIE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *