Cigarro e álcool aumentam risco de câncer de esôfago em 8 vezes, diz estudo no Japão

Pessoas que fumam e ingerem bebidas alcoólicas com frequência adquirem oito vezes mais chances de ter câncer de esôfago em relação às pessoas não viciadas, informou a emissora NHK nesta segunda-feira (27), citando uma pesquisa do Centro de Estudos sobre Câncer da província de Aichi.

O Centro analisou dados de 160 mil homens japoneses, comparando o índice de câncer de esôfago em pessoas que bebem e fumam, que só bebem ou só fumam e que não têm nenhum desses dois vícios.

As pessoas que fumam e bebem tiveram 8,3 vezes mais incidência de câncer em comparação aos homens que não possuem ligação com cigarros e bebidas alcoólicas, segundo a pesquisa.

Isao Ose, chefe do Centro de Estudos sobre Câncer, disse que é muito difícil para um viciado parar de beber e fumar, mas se for possível pelo menos abandonar o cigarro ou a bebida, o risco de câncer de esôfago pode cair pela metade.

O câncer de esôfago (canal que conduz o alimento até o estômago) é o sexto mais frequente entre os homens, mas também atinge mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer.

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *