Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marilia: 35 anos preservando nossa Memoria

Quando em 24 de dezembro de 1983 o então Presidente da Câmara Municipal Sr. Aldo Conelian e o Diretor Geral da época Sr Nelson Fernandes, juntamente com o historiador Paulo Correa de Lara, o então vereador Armando Raineri e o fotografo Sebastião de Carvalho Leme tiveram a louvável iniciativa de criar a Comissão Organizadora dos Registros Históricos de Marilia, não supunham que hoje ela estaria com um acervo tão rico e disponível, que poderia ser acessado com alguns cliques pela internet. Ninguém imaginaria que em 2018 teríamos algo como o Youtube!

A Comissão surgiu com o propósito de organizarsistematicamente o material histórico composto de: vídeos, fotografias, documentos, mapas, dentre outros. O desafio foi grande, mas para os valorosos membros que a compuseram nada seria difícil pois o aceitaram pelo amor a Marilia e o nobre propósito de preservar nossa memória.

Segundo o Ato da Mesa assinado pelo então presidente vereador Aldo Conelian foram nomeados os seguintes membros: o historiador Paulo Correa de Lara, o Vereador Armando Raineri, Sr Nelson Fernandes (então Diretor da Câmara Municipal), DrIdrenoCavalari, médico, Roberto Cimino (pai do Arquiteto Roberto Cimino Filho), Jornalista Anselmo Scarano (Diretor do Correio de Marilia) Toshitomo Egashira e o fotografo inventor da Câmera de 360 Graus, SrSebatião Leme. Graças a este Grupo de pessoas dedicadas e voluntariasdeu-se início ao profícuo trabalhode colher depoimentos de pioneiros que chegaram à Marilia a partir de 1924. Foram realizadas entrevistas até na cidade do Rio de Janeiro onde residia o primeiro Prefeito de Marilia Dr. Durval de Menezes. Graças a competência do diretor artístico Sr Sebastião Leme este material tem uma qualidade de edição impecável mesmo com os poucos recursos da época.  Ao longo de todo o período de 35 anos houveram mudanças nas composições da Comissão, mas o trabalho continuou e hoje já somam mais de 500 pessoas entrevistadas. Os vídeos originalmente em vídeo cassete, foram digitalizados e posteriormente disponibilizados no Youtube podendo ser acessado pelo Canal da Comissão de registros Historicos de Marilia..

Dentre as ações de preservação e conservação da memóriaestá também a realização da Noite dos Pioneiros, em sua 34ª. Edição, sempre mostrando nossos talentos de Marilia que consagram a data do aniversário da cidade levando ao palco do nosso Teatro Municipal grandes espetáculos sempre abordando a memória de nossa cidade. Também e de iniciativa da Comissão a criação da exposição anual Marilia através de seus artistas e Marilia através de seus fotógrafosque revelou grandes nomes das artes plásticas e da fotografia e pelo olhar sensível dos nossos artistas passamos a ter outro olhar sobre a cidade além dos registros que permanecem mesmo que as paisagens urbanas se modifiquem.

Narrando de forma literária e sempre ouvindo as histórias de vida, dos costumes, das nossas celebrações, foram grandes colaboradores a historiadora Profa. RosalinaTanuri que durante 10 anos escreveu crônicas sobre nossa gente, feitos e festas  no Jornal Diário de Marilia, cujo livro com este título foi lançado pela Comissão no ano de 2015. Também de Rosalina os livros Marilia chão do nosso amor e Marilia no tempo e na saudade.

 Lembramos com emoção e muita saudade das crônicas dominicais do jornalista Anselmo Scarano na sua coluna “Vitral”. Com uma linguagem em formato de poemas ele discorria sobre a história da cidade e de seus moradores, muitos já não estavam mais entre nós e foram sempre lembrados com muito carinho por ele.

E como não lembrar da dedicação e amor pela cidade do historiador Paulo Lara, também cronista que deixou importante legado para a cidade através de suas publicações semanais em jornais da cidade e de suas obras Marilia sua terra sua gente, 1989, Marilia marcos e monumentos, 1998. Além das obras deixou-nos grande exemplo de dedicação a causa da memória de Marilia pois nunca mediu esforços para fazer pesquisas, entrevistas, palestras, participar das reuniões e atender aos alunos diariamente na Biblioteca da Câmara. Graças ao seu legado foi possível desenvolver junto a Procuradoria Geral da República e Univem, o site “As ruas de Marilia”, onde se pode pesquisar a biografia do homenageado com o nome da rua, bastando digitar na busca ou pesquisar por ordem alfabética.

Também dedicado e entusiasta membro da Comissão o Sr Toninho Neto, que com uma memória prodigiosa narrava os fatos históricos de Marilia em detalhes pois foi testemunha ocular da história.  Estava na Biblioteca diariamente atendendo a todos que buscavam informações históricas sempre prestativo. Infelizmente também nos deixou.

O público que busca a Comissão e bem variado e constitui-se de pesquisadores, alunos, professores, munícipes, cineastas, jornalistas, produtores de vídeos e profissionais devários locais do Brasil e até internacionais. Recebemos anos atrás, a visita de uma TV do Japão pesquisando sobre imigração japonesa no Brasil. O cineasta mariliense Rodrigo Grota fez o documentário sobre o nadador Tetsuo Okamoto para a TV ESPN e consultou também nossos arquivos.

Algumas cidades como Lins, Catanduva e São José do Rio Preto já nos procuraram orientação e modelo com o objetivo de criarem suas próprias Comissões. A convite do Curso de História da cidade de Assis, participamos do evento V Historiadores do século XXI no dia 25 de setembro deste ano  de 2018 na Faculdade de Ciências e Letras (FCL) de Assis, SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho onde fizemos apresentação sobre a Comissão de Registros Históricos  para os alunos do Curso de História.

O acervo da Comissão está disponível para a comunidade e se você tiver fotos antigas da cidade ou acervo familiares bem como material histórico sobre Marilia, pode nos procurar para digitaliza-los e devolveremos seu original.

O grupo atual nomeado pelo Presidente da Câmara Municipal Dr Wilson Alves Damaceno é composto pelos seguintes membros: Presidente Evandro Galetti, Vice-Presidente Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, SirleyGuarezzi, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Jose de Oliveira Lyrio, Antonio Martinelli, Wilza Aurora Matos Teixeira, Paulo Cesar Colombera, Carla Farinazzi, RosalinaTanuri, Lourdes Marcelino Machado, Wilson Novaes Matos, Ivan Evangelista e João de Almeida. O secretário atual e Bruno Monti.

 Somos todos voluntários e a cada ano são renovadas as nomeações através de um Ato da mesa da Presidência da Câmara. Participar da Comissão de Registros Históricos é também um exercício de cidadania pois estamos resgatando nossa memória e dando voz às pessoas da comunidade indistintamente para deixarem seus relatos e construirmos assim a memória coletiva que ficara para a posteridade em nosso acervo disponível para consulta de qualquer cidadão.

Nossos agradecimentos especiais a todos os fotógrafos que merecem um artigo à parte sobretudo aos pioneiros como Carlos Muzzi, Sebastião Leme, Manoel Joaquim Pires, João Baptista da Silva dentre outros nomes importantes pois graças as narrativas fotográficas pudemos reconstituir grande parte de nossa memória. O que seria da memória sem os fotógrafos? Graças a eles temos os acervos públicos e pessoais e a partir destas imagens reconstruímos nossa história. Muitos deles anônimos, hoje já falecidos, mas todos foram verdadeiros heróis, pois não contavam com a tecnologia e as facilidades de hoje como as fotos digitais e os programas de tratamento de imagens. Tudo era artesanal, os custos eram altos. Sem eles e os registros fotográficos que deixaram, arquitetura e as paisagens urbanas que sofreram transformações estariam esquecidas. São as fotografias as únicas imagens que restam daquilo que sofreu tantas mudanças na maneira como foram vistos e retratados como ruas, praças, edifícios e esquinas.

Nosso atendimento e de segunda a sexta, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00

Wilza Aurora Matos Teixeira

Membro da Comissão Organizadora

dos Registros |Históricos da Câmara Municipal

e da Cidade de Marilia }},{“x.dlx.addthis.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“r.nexac.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“e.dlx.addthis.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“thrtle.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“e.nexac.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“su.addthis.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“di.rlcdn.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“www.efe.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“tags.crwdcntrl.net:443”:{“supports_spdy”:true}},{“dmp.adform.net:443”:{“supports_spdy”:true}},{“loadus.exelator.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“tc.dataxpand.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“match.rundsp.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“p.adsymptotic.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“2-edge-chat.facebook.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“api.segment.io:443”:{“supports_spdy”:true}},{“cdneast-xch.media.net:443”:{“supports_spdy”:true}},{“www.dianomi.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“s3.reutersmedia.net:443”:{“supports_spdy”:true}},{“br.reuters.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“l.betrad.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“c.evidon.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“cdn.districtm.io:443”:{“supports_spdy”:true}},{“sope.prod.reuters.tv:443”:{“supports_spdy”:true}},{“www.reuters.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“s4.reutersmedia.net:443”:{“supports_spdy”:true}},{“cdn.segment.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“queso-cdn.prod.reuters.tv:443”:{“supports_spdy”:true}},{“fcmatch.google.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“s2.reutersmedia.net:443”:{“supports_spdy”:true}},{“dmp.brand-display.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“fbsbx.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“sumo.b-cdn.net:443”:{“supports_spdy”:true}},{“sumo.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“load.sumo.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“ad.doubleclick.net:443”:{“supports_spdy”:true}},{“s8t.teads.tv:443”:{“supports_spdy”:true}},{“studio-t.teads.tv:443”:{“supports_spdy”:true}},{“i2.wp.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“video.xx.fbcdn.net:443”:{“supports_spdy”:true}},{“cdn.fbsbx.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“twitter.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“www.gazetaesportiva.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“tt-12765-5.seg.t.tailtarget.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“vidstat.taboola.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“cdn.syndication.twimg.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“encrypted-tbn0.gstatic.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“encrypted-tbn3.gstatic.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“blogs.gazetaesportiva.com:443”:{“supports_spdy”:true}},{“cdn.h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *