Conclusão de transferência de base americana em Okinawa pode levar 10 anos

O Ministério da Defesa do Japão se prepara para estender a data marcada para finalizar a relocação de uma base militar americana dentro dos limites da província de Okinawa.

O governo central quer transferir a base aérea de Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, atualmente localizada na cidade de Ginowan, para o distrito menos povoado de Henoko, na cidade de Nago.

Segundo o plano acordado entre o Japão e os Estados Unidos em 2013, o trabalho de transferência da base levaria 5 anos. Mas o Ministério da Defesa do Japão agora considera estender o prazo para cerca de 10 anos.

Os trabalhos de aterramento sofreram atrasos devido a oposição da província de Okinawa e só puderam ser iniciados em dezembro do ano passado.

Terreno pouco firme constitui cerca de 40 por cento do solo oceânico no local planejado para a transferência.

O Ministério da Defesa está considerando revisar o cronograma das construções a fim de realizar trabalhos de reforço do solo.

O plano acordado em 2013 tinha como objetivo o ano fiscal de 2022 para o retorno do atual local da base de Futenma para o Japão. Mas se o cronograma for revisado, isso iria empurrar o prazo para a década de 2030.

Os trabalhos de construção podem levar ainda mais tempo. O governo da província de Okinawa demanda que o aterramento seja interrompido imediatamente e deve, ainda, rejeitar o plano revisado do governo central.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *