Conheça as atividades do WWF-Brasil no CBUC 2018

Há nove anos a Fundação Boticário reúne governo, instituições não governamentais, sociedade civil e gestores de unidades de conservação públicas e reservas privadas em um evento reconhecido internacionalmente pelo debate e fortalecimento de áreas protegidas no Brasil.

Desde a sua primeira edição, em 1997, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) já contou com mais de 10 mil participantes, promoveu 338 palestras, a exposição de mais de 800 trabalhos técnicos e reuniu centenas de especialistas reconhecidos mundialmente.

Em 2018, já estão confirmados 40 palestrantes e 85 apresentações de trabalhos científicos. O tema central será “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”, uma proposta de ampliar a discussão sobre como áreas protegidas podem contribuir para uma nova economia no país.

O WWF-Brasil é patrocinador bronze do evento e vai levar uma série de novidades, entre estudos, apresentações de trabalhos e relatos de experiências em simpósios, reuniões técnicas e palestras.

Confira a programação completa:

De 31/07 a 02/08 – Espaços de Interação
Estande Pró-UC – O foco neste ano é na campanha #UmDiaNoParque, que promove o uso público das Unidades de Conservação. O estande é uma parceria entre Rede Pró-UCs, CI-Brasil, Imaflora, Semeia, SOS Mata Atlântica, Fundação Boticário e WWF-Brasil.
Local: Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul

Estande da iniciativa Andes-Amazônia – com o tema, “Uso sustentável nas UCs e o papel das populações tradicionais no manejo e conservação da Amazônia”, o espaço é compartilhado pelas ONGs Funbio, FVA, Idesam, I.D.S. Mamirauá, IEB, Imazon, Imaflora, IPAM, IPÊ, ISA, Kanindé, WWF, WCS e WHRC, com apoio da Fundação Moore.
Local: Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul

Dia 31/07
9h – Painel “A natureza como oportunidade”, palestra com Jason Clay (WWF Estados Unidos), Pedro Paulo Diniz (Fazenda da Toca) e Denise Hamú (ONU Meio Ambiente).
Local: Plenária do Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul

17h – Reunião Técnica: RAPPAM (Rapid Assessment and Priorization of Protected Area Management) – Avaliação Rápida e Priorização do Manejo de Unidades de Conservação (MT, MS, Federal e Arpa)

12h30 – Mini-arena “Mosaicos de Áreas protegidas como estratégia de conservação e participação” (WWF + REMAP + Parceiros). Mesa-mostra sobre as ações e projetos relacionados aos Mosaicos de Áreas Protegidas como estratégia de conservação da natureza e participação social com participação de representantes da REMAP e dos Mosaicos.
Local: Arena Haroldo Palo Jr. do Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul

Dia 01/08
12h30 – Apresentação do trabalho técnico “Caminho da Mata Atlântica: reconectando pessoas, florestas e áreas protegidas”, por Renata Burlamaqui Bradford, parceira do WWF-Brasil no projeto Caminho da Mata Atlântica.
Local: Totem Digital 1 – Laranja, na área destinada aos trabalhos técnicos do Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul

12h – Lançamento do livro “Quanto Vale o Verde: A Importância Econômica das Unidades de Conservação Brasileiras“, em parceria com CI-Brasil, UFRJ, UFRRJ, Funbio, Fundação Boticário, SOS Mata Atlântica, Instituto Semeia, MMA, ICMBio, Imaflora e WWF-Brasil.
Local: Mini Arena do Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul

15h – Apresentação do trabalho conjunto no corredor trinacional da Mata Atlântica (Argentina, Brasil e Paraguai), incluindo o lançamento de três publicações: revistas BID Iguaçu, State of the Atlantic Forest e cartilha Onças do Iguaçu.
Local: Área VIP do Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul

Programação paralela:

Além do CBUC, o WWF-Brasil participará de alguns eventos paralelos e logo antes do Congresso. Confira a programação:

Dia 27/07
14h30 – Durante o V Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (de 26 a 29/07), haverá uma apresentação sobre o trabalho do WWF-Brasil com RPPNs, na Mata Atlântica e no Cerrado.
Local: RPPN Morro das Aranhas – Costão do Santinho Resort, Florianópolis (SC)

Dia 30/07
8hMedia Training para pesquisadores de toninhas no Brasil. O WWF-Brasil organiza o evento, que vai reunir pesquisadores de diferentes regiões que trabalham com o menor cetáceo do país. A ação faz parte do plano de comunicação para toninha da instituição.
Local: Novotel Florianópolis, Av. Jorn. Rubéns de Arruda Ramos, 2034 – Centro, Florianópolis (SC)

FONTE : WWF BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *