Covid-19: Fujifilm quer concluir testes do Avigan em setembro

A Fujifilm Holdings Corp. anunciou na quinta-feira (13) que espera concluir os testes clínicos no Japão do medicamento antiviral Avigan, um potencial candidato ao tratamento para COVID-19, em setembro, após um atraso causado pela dificuldade em garantir dados suficientes dos pacientes.

O último paciente participará do estudo clínico no domingo e todos os dados necessários serão coletados um mês depois, disse o diretor da Fujifilm, Junji Okada.

A Fujifilm iniciou os testes clínicos em março para verificar se o Avigan é eficaz no tratamento de pacientes com COVID-19, com o objetivo de concluí-los em junho.

Nas últimas semanas, o Japão viu as infecções ressurgindo em várias partes do país, à medida que as atividades econômicas e sociais eram retomadas.

“Embora tenhamos levado mais tempo do que o planejado, concluiremos os testes clínicos o mais rápido possível e buscaremos a aprovação”, disse o presidente e diretor operacional Kenji Sukeno durante uma coletiva de imprensa.

O primeiro-ministro Shinzo Abe expressou esperança de ter o medicamento aprovado em maio, mas o relatório provisório de uma universidade japonesa, divulgado em meados de maio, não indicava a eficácia do Avigan no tratamento de COVID-19. A droga, também conhecida como favipiravir, foi desenvolvida pela Fujifilm Toyama Chemical Co., uma subsidiária da Fujifilm Holdings.

Nas Filipinas, um representante de saúde airmou recentemente que um ensaio clínico no país começará em breve.

FONTE : IPC DIGITAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *