Daniel e Tato atraem R$ 200 mil em emenda através da senadora Marta Suplicy para a Saúde

Emenda parlamentar indicada pela Senadora Marta Suplicy vai beneficiar Marília. A informação foi confirmada pelo gabinete do prefeito Daniel Alonso, que em parceria com o vice-prefeito Tato Ambrósio (mesmo partido da senadora), reivindicaram o recurso para a cidade. Serão repassados R$ 200 mil ao Fundo Municipal de Saúde para ampliar o número de atendimentos pelo SUS.

A emenda parlamentar é resultado do diálogo e prestígio do vice-prefeito junto à legenda. Os recursos indicados por Marta Suplicy são carimbados, ou seja, destinados especificamente ao chamado Incremento MAC (Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar).

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, informou que o incremento será investido em exames. “É uma realidade da grande maioria dos municípios: o teto (valor máximo repassado pela União) é insuficiente para todos os pedidos de consultas, exames e cirurgias, principalmente na média e alta complexidade”, disse.

O objetivo é zerar a fila para cirurgia na especialidade de bucomaxilofacial, que conforme a Secretaria Municipal da Saúde, tem pacientes que aguardam até dois anos pelo procedimento.

MAIS AGILIDADE

Desde o início de 2017, após renegociar dívidas e estabelecer relações de parceria com os prestadores de serviço do município, entre os quais Hospital Beneficente Unimar e a Santa Casa de Marília, a Prefeitura ampliou o número de atendimentos e reduziu filas.

Em relação à Alta e Média Complexidade (sem contar as unidades Básicas de Saúde UBSs e USFs), foram realizados em 2017 mais de 1,1 milhão de procedimentos. O aumento no total de consultas com especialistas foi de 10%. Com isso, as internações de pacientes graves caíram quase 20% em Marília.

Mesmo com a crise herdada e a necessidade de sanear as contas, a gestão da Saúde também conseguiu ampliar o número total de cirurgias. O aumento foi de 8%, saltando de 5.344 em 2016 para 5.772 no ano passado.

O reforço maior foi nas cirurgias de catarata, que acometem principalmente a população idosa e gera outros agravos à saúde (quedas, isolamento social, erros e dificuldades para uso de medicamentos). Enquanto 2016 terminou com 71 cirurgias, no ano passado o município fez 902, por meio do Programa de Intensificação.

AGRADECIMENTO

Para o prefeito Daniel Alonso, o incremento da Saúde, por meio da emenda de Marta Suplicy, reflete o compromisso e a capacidade da gestão Daniel e Tato de buscar recursos. “A senadora é uma pessoa muito bem informada e sabe que em Marília, hoje, a gestão é feita com muita responsabilidade.”

Tato também comentou o aporte, resultado da sensibilidade e do diálogo com as lideranças da legenda. “Andamos pela cidade e sabemos que tem muita coisa para melhorar, mas estamos em movimento, correndo atrás de recursos para Marília, conversando com as pessoas que podem ajudar. A senadora Marta é eleita pelo Estado de São Paulo e representa todos os municípios. É uma pessoa muito respeitada, que teve essa atenção com Marília. Estamos muito agradecidos”, afirmou o vice-prefeito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *