Dezenas de bolsões com material radioativo desaparecem em Fukushima após tufão

Dezenas de bolsões contendo resíduos com substâncias radioativas continuam desaparecidas na província de Fukushima três semanas depois de terem sido levadas do espaço de armazenamento pelas inundações causadas pelo tufão Hagibis. As informações são da agência de notícias Jiji Press.

Dos 90 bolsões arrastados até um rio, 36 continuam desaparecidos. O Ministério do Meio Ambiente e o governo da província estão realizando extensas buscas, mas sem sucesso.

Muitos desses resíduos foram gerados através de trabalhos de descontaminação após o desastre nuclear na usina de Fukushima, em 2011.

Numerosos bolsões contendo substâncias radioativas são mantidos ao ar livre em espaços de armazenamento temporário em toda a província.
Chuvas fortes do tufão Hagibis inundaram alguns espaços de armazenamento. Quarenta e quatro bolsões foram arrastados em Kawauchi, 30 em Tamura, 15 em Nihonmatsu e um em Iitate.

Logo após a passagem do tufão, o governo japonês disse que havia recuperado o material. “Fui informado de que os bolsões já recolhidos não sofreram danos, não havendo impacto sobre o meio ambiente”, disse o ministro do Meio Ambiente, Shinjiro Koizumi.

No entanto, um levantamento posterior indicou o desaparecimento de 36 bolsões que ainda não foram encontrados.

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *