Dispersão de amianto em creche de Nagano

A imprensa divulgou na segunda-feira (20) que na creche Myojo, de Iida (Nagano), foi realizada reforma do teto do segundo piso do prédio, onde tem amianto.

Essa obra de renovação do teto, em dezembro do ano passado, pode ter dispersado o amianto ou o temido asbesto durante o horário em que as 120 crianças, funcionário e professores estavam na instituição, somando cerca de 150 pessoas.

Satoru Miyashita, da administração dessa creche, revelou que sabia que havia asbesto no teto. No entanto, a empresa responsável pela reforma teria garantido “como não vamos tocar no asbesto, não há risco”.

De acordo com a lei, o empreiteiro da obra é obrigado a pré-examinar a presença de amianto, reportar ao cliente e informar às autoridades locais. As duas empreiteiras da obra receberam orientação administrativa do governo da província por não terem tomado essas providências.

A diretoria da instituição realizou palestra para informar sobre a ocorrência e medidas, para os pais e responsáveis pelas crianças.

“Não podemos afirmar que não há preocupação em relação aos danos à saúde porque os sintomas pela dispersão do asbesto só aparecem depois de bastante tempo”, explicou um representante da Divisão de Meio Ambiente.

O amianto ou asbesto é uma variedade de sais minerais metamórficos, usado na construção civil antigamente no Japão, mas atualmente proibido.

FONTE : PORTAL MIE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *