É FAKE : Foto de banhistas em Copacabana não foi tirada ‘durante quarentena’

Circula nas redes sociais uma foto que mostra a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, cheia de pessoas. Segundo a legenda, a foto teria sido tirada durante a crise da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

A imagem analisada pela Lupa é antiga. A foto foi tirada em 2009, pelo fotógrafo Ricardo Leoni, da Agência O Globo. Em julho do ano passado, ela foi incluída em uma galeria de fotos publicada pelo jornal O Globo. A série de imagens comparava a paisagem da praia de Copacabana, na altura do Posto 5, antes e depois de uma ressaca que reduziu significativamente a faixa de areia.

Fotos em reportagem do jornal O Globo, publicada no último domingo (22), mostram que as praias do Rio de Janeiro, incluindo Copacabana, estavam vazias no último final de semana. Desde sábado (21), está em vigor decreto do governo estadual que proíbe a população de frequentar as praias do estado.

FONTE : AGENCIA LUPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *