Ebola: 79 novos casos são relatados desde dezembro na República Democrática do Congo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDC) divulgaram um novo balanço das infecções pelo vírus Ebola. Entre 26 de dezembro de 2018 e 15 de janeiro deste ano, 79 casos foram relatados em 11 regiões do país africano. A mais afetada é Katwa, com 36 registros. Manguredjipa, que até agora não havia sido atingida, apresentou uma suspeita.

Com isso, segundo as autoridades de saúde, “há uma continuação do surto em várias áreas geograficamente dispersas”. Desde abril do ano passado, 663 casos foram relatados – 614 confirmados e 49 prováveis. Morreram 407 pessoas e receberam alta outras 237.

Desde o último alerta emitido pela OMS, foram investigadas suspeitas em diferentes províncias da República Democrática do Congo, Uganda e Ruanda. A organização ainda avalia o risco global para uma epidemia como baixo. O risco de disseminação nacional e regional, no entanto, é considerado muito alto.

A OMS pede que províncias e países vizinhos melhorem as estratégias de vigilância e prevenção. Por enquanto, não há restrição para viagens e comércio em relação à RDC. Não há vacina licenciada disponível contra o vírus ebola.

Ebola 13.12 — Foto: Arte G1

FONTE : G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *