Erros de vacinação no Japão: injeção de ar, seringa usada e aplicação de soro fisiológico

Um idoso recebeu uma injeção de ar em Kitakyushu (Fukuoka), após uma enfermeira ter usado uma seringa vazia durante a campanha de vacinação contra Covid-19, informou o jornal Yomiuri na quinta-feira (13).

A enfermeira percebeu o erro depois de uma dose ter sobrado no local de vacinação. Posteriormente, o idoso recebeu a vacina correta e não teve problemas de saúde após a injeção de 0,3 mililitro de ar, segundo o jornal.

Outros erros foram registrados em outras cidades do país.

Em um lar de idosos na cidade de Umi (Fukuoka), uma enfermeira aplicou a vacina com uma seringa que já tinha sido usada no mesmo dia.

Ela percebeu o erro imediatamente, retirou a agulha do braço do idoso, desinfetou o local e aplicou a vacina com uma seringa nova.

Em Ikoma (Nara), seis pessoas foram vacinadas por engano com soro fisiológico em um hospital da cidade.

A vacina da Pfizer precisa ser diluída em soro fisiológico antes de ser aplicada, mas uma enfermeira esqueceu de colocar o imunizante em um recipiente onde é feita a diluição.

Nesse dia, 54 pessoas foram vacinadas, mas o hospital não soube dizer quais delas receberam apenas o soro fisiológico.

Essas 54 pessoas serão submetidas a teste de anticorpos antes da aplicação da segunda dose da vacina para identificar as que foram vítimas do erro.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *