Etiqueta ajuda a identificar pessoas com necessidades especiais em locais públicos

A etiqueta “help mark” é um dos sistemas introduzidos no Japão para auxiliar as pessoas com deficiência ou necessidades especiais a avisar as pessoas ao redor que possuem uma condição e precisam de ajuda ou de consideração.

Segundo informações do Escritório de Bem-estar Social e Saúde Pública, do governo de Tóquio, a marca vermelha com uma cruz e um coração serve principalmente para informar nos casos em que a pessoa possui alguma condição que não é exteriormente visível, como autismo, uma doença mental ou uma doença rara.

A etiqueta também pode ser usada por gestantes em estágio inicial de gravidez ou qualquer pessoa com deficiência pouco visível, que precise avisar as pessoas ao redor que está precisando de ajuda ou que necessite de consideração nos espaços públicos.

Ao ver a etiqueta, o cidadão deve tomar atitudes como ceder o assento no transporte público ou, se perceber que a pessoa está com alguma dificuldade, oferecer ajuda. A etiqueta também traz informações detalhadas na sua parte interna, como a explicação sobre a doença e os dados do responsável por cuidar daquela pessoa.

Até setembro deste ano, 40 províncias já haviam introduzido o sistema. 

A etiqueta é distribuída gratuitamente para a pessoa que precise utilizar ou seus responsáveis. Algumas localidades exigem um cadastro na prefeitura e em outras, a marca pode ser adquirida em estações de trem. Veja no site oficial como adquirir uma: https://helpmark.info/ (informações em japonês).

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *