Flexibilização do comércio faz empresas colocarem mais ônibus do que passageiros nas ruas de Marília

A partir de segunda-feira, dia 22 de junho, as duas concessionárias de ônibus de Marília vão ampliar ainda mais a frota de veículos em circulação na cidade. A medida aplicada pela Grande Marília e Sorriso de Marília busca readequar a disponibilidade de veículos ao oscilante e indeterminado comportamento do fluxo de passageiros desde que a pandemia de COVID se instalou e os decretos municipais de fechamento e flexibilização do comércio vem se alternando ao longo das últimas semanas.
O fechamento e flexibilização do comércio provocou não só uma incerteza na quantidade de passageiros a se transportar, mas também na da manutenção do serviço. Desde março, o transporte em Marília chegou a ser suspenso por completo durante três dias, passou grande período liberado apenas para profissionais de saúde e depois de serviços essenciais, quando estava na fase 1 (vermelha), chegando a uma liberação parcial, de fase 4 (verde), nas últimas semanas, sendo novamente retraído para fase 2 (laranja) a partir de agora.
As concessionárias, que até janeiro transportavam até 50 mil pessoas por dia, registraram na última semana no máximo 8 mil clientes por dia, apenas 16% de sua fonte de recursos, a venda de tarifas. As empresas, entretanto, mantiveram 35% das viagens do normal, ou seja, ninguém perdeu acesso por ônibus a nenhum ponto da cidade. A partir de segunda-feira, entretanto, vai ampliar para 55% das viagens do normal que irá para atender sem risco 16% do público.

COMPROMISSO COM O CLIENTE

As empresas de ônibus, através da Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU), reiteram que em nenhum momento deixou de oferecer o transporte coletivo na cidade ou quis prejudicar seus clientes. Mesmo com a pandemia, com perda de recursos financeiros, vem mantendo uma oferta maior que a demanda, oferecendo inclusive medidas de segurança sanitária aos funcionários e clientes, com fornecimento de álcool gel, embarque permitido apenas com máscaras e incentivo que o cliente evite pagamento em dinheiro, utilizando o cartão eletrônico.

FALE CONOSCO

Nos casos isolados de excesso de passageiros, a AMTU recomenda que o cliente relate o problema diretamente às empresas, para que seja rapidamente aplicada a ação necessária de correção. As empresas acreditam que o distanciamento social é a melhor medida de prevenção à COVID, que o uso do transporte neste momento só deve ser utilizado em caso de necessidade excepcional, e orienta os passageiros a respeitar o número de vagas de cada veículo determinadas no plano de flexibilização, relembrando que tem sempre um novo veículo chegando em cada linha e que é possível inclusive acompanhar o tempo de chegada pela Internet, pois cada veículo é monitorado em tempo real, por GPS, através de aplicativo de celular (Ônibus Mais).
Fale com a AMTU através do 0800-777-8181 ou do site amtumarilia.com.br.

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