Forte terremoto de magnitude 6,7 atinge norte do Japão

Um terremoto de forte intensidade foi sentido no norte do Japão às 3h08 desta quinta-feira (6). Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o abalo sísmico atingiu magnitude de 6,7 graus e não há risco de tsunami, mas pode haver uma leve variação no nível do mar.
O tremor foi sentido principalmente em Hokkaido, incluindo a capital Sapporo e a cidade de Chitose, onde fica o principal aeroporto da província, com intensidade máxima de 6+ graus (6 forte) na escala japonesa, que vai até 7.
Por enquanto, não há informações sobre vítimas fatais, mas a emissora NHK informou que casas desabaram com pessoas dentro em Atsuma e vários pontos da província ficaram sem energia elétrica.
O chefe de gabinete do governo, Yoshihide Suga, disse em entrevista coletiva que o primeiro-ministro Shinzo Abe instruiu oficiais a verificar a extensão dos danos e oferecer ajuda aos afetados.
O governo de Hokkaido disse que um homem de 82 anos teve parada cardiorrespiratória depois de cair da escada em sua residência em Tomakomai.
A Tohoku Electric Power e a Hokkaido Electric Power disseram, respectivamente, que nenhuma anormalidade foi detectada na usina nuclear de Higashidori, na província de Aomori, e na usina nuclear de Tomari, em Hokkaido.
O abalo sísmico também atingiu fortemente algumas cidades das províncias de Aomori, Iwate e Miyagi, na região Tohoku.
O epicentro foi registrado no distrito de Iburi (Hokkaido), 110 quilômetros a leste de Sapporo, a uma profundidade de 40 quilômetros. A Agência informou que réplicas (tremores secundários) de mesma intensidade estão ocorrendo na região.
A magnitude (6,7) equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já o grau da escala japonesa (6+) considera o abalo sentido na superfície da terra.
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE
   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *