Fortíssimo tufão deverá atingir várias regiões do Japão neste fim de semana

Um dos mais fortes tufões do ano deverá atingir amplas áreas da parte leste do Japão neste fim de semana, incluindo Tóquio. A Agência de Meteorologia do Japão disse que o tufão Hagibis poderá causar quedas de chuvas sem precedentes. As autoridades estão exortando a população a se preparar antecipadamente e proteger suas vidas.

Yasushi Kajihara, funcionário da agência, disse o seguinte: “O tufão poderá atingir as regiões de Tokai ou Kanto no sábado, e permanecer extremamente potente. Além dos fortes ventos e altas ondas, estamos vendo a possibilidade de ocorrer chuvas sem precedentes por volta da região de Kanto”.

Funcionários da agência meteorológica classificaram o tufão Hagibis como “muito forte”. O tufão está se movendo para o norte sobre o Pacífico rumo a Honshu, a ilha principal do Japão.

O tufão Hagibis pode se igualar a um outro tufão que matou mais de 1.200 pessoas na região de Kanto e no arquipélago de Izu em 1958.

A agência de meteorologia está se preparando para emitir alertas de emergência para chuvas torrenciais.

O tufão deverá aumentar ao longo da costa do Pacífico na parte leste de Honshu entre sábado e domingo. A previsão é que haja chuvas torrenciais entre sexta-feira e domingo, com altos riscos de inundações e deslizamentos de terra.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *