Governo japonês anuncia aterramento em Okinawa e cita suporte legal

O secretário-chefe do Gabinete do Japão afirma que vão prosseguir, com base em leis relacionadas, as obras de aterramento para a construção de uma base aérea dos Estados Unidos em Okinawa, em substituição a outra existente na província.

Yoshihide Suga fez a afirmação depois de o ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, ter anunciado que a pasta planeja iniciar o aterramento na próxima semana.

O secretário-chefe do Gabinete referiu-se a uma reunião recente entre o primeiro-ministro, Shinzo Abe, e o governador de Okinawa, Denny Tamaki.

Lembrou que ambos confirmaram a necessidade de eliminar riscos decorrentes da atual base aérea de Futenma, na cidade de Ginowan, embora continuem a divergir quanto a transferência da base para a área costeira de Henoko, na cidade de Nago, da mesma província.

Yoshihide Suga explicou que o governo japonês decidiu levar adiante o plano de transferência e que o Ministério da Defesa comunicou ao governo de Okinawa o início do aterramento na próxima semana, tendo já sido feitos os preparativos.

Suga disse acreditar que a delegacia regional da pasta dará continuidade às obras de preparação da transferência, garantindo a segurança dos trabalhadores, cumprindo leis relacionadas e dando máxima consideração ao ambiente natural e a áreas residenciais em torno.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *