Há 15 anos, Wellington Amorim conseguia seu 1º ‘hat-trick’ pelo MAC

Segundo maior artilheiro da história do Marília Atlético Clube (MAC), com 63 gols em 162 jogos, o atacante Wellington Amorim alcançava há 15 anos (24 de junho de 2005), seu primeiro ‘hat-trick’ (três gols em um jogo) pelo Alviceleste. O feito aconteceu no estádio da Ressacada, em Florianópolis-SC, diante do Avaí, na goleada de 4 a 1, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Após o jogo, o ídolo maqueano assumiu a artilharia isolada da competição, com nove gols. Os dois primeiros gols na Ressacada foram marcados no fim do primeiro tempo: aos 35 e aos 39 minutos. Na comemoração após o primeiro gol, Amorim cantou “Parabéns a você” para o volante João Marcos, que havia completado 24 anos no dia anterior.

O terceiro gol veio logo no começo da etapa final (aos 10) e foi o mais bonito, pois antes de finalizar para as redes, Wellington Amorim ‘chapelou’ o zagueiro Naílton. O atacante Catanha fez o quarto do Marília aos 18 minutos da etapa final. O centroavante Ricardo Xavier diminuiu de pênalti, aos 31.

Esse duelo foi o quinto entre ambos na história e o MAC nunca havia ganhado do Avaí. Antes dessa partida, o técnico Wladimir Araújo estava ameaçado no cargo. O clube vinha de duas derrotas seguidas e não ganhava como visitante há quatro meses.

No mês seguinte, o ídolo foi vendido ao Pohang Steelers, da Coreia do Sul, mas ainda tinha anotado seu 10º gol no Brasileiro da Série B, na vitória de 2 a 0 sobre o Bahia, na Fonte Nova.

Seu último jogo antes da transferência foi na vitória maqueana de 1 a 0 sobre a Portuguesa, no dia 12 de julho. Naquele momento, Wellington Amorim tinha a incrível marca de 10 gols em 12 jogos. Ele voltaria ao Alviceleste quase um ano depois.

2º e último ‘hat-trick’ – Mesmo sendo o segundo maior artilheiro da história maqueana, só atrás do centroavante Itamar Belassalma (com 68), Wellington Amorim só alcançou o feito de marcar três gols em uma mesma partida pelo Marília mais uma vez. Assim como no jogo diante do Avaí, o ‘hat-trick’ aconteceu fora de casa.

No dia 4 de março de 2007, o Marília fez 6 a 1 no São Bento, em Sorocaba, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-1. O ídolo marcou duas vezes no primeiro tempo (aos 9 e 38 minutos) e um na etapa final (41). Dedimar, Camilo e Wellington Silva anotaram os outros.

Ficha técnica:

Competição: Brasileiro Série B

Data: 24/06/2005

Estádio: Ressacada, em Florianópolis-SC

Árbitro: Vinícius Costa-RS

Gols: Ricardo Xavier “pen.” 31/2T (Avaí); Wellington Amorim 35/1T, 39/1T e 10/2T e Catanha 18/2T (Marília)

Avaí – Adinam; Carlinhos (Marcel), Pedro Paulo, Naílton e Willians; Marquinhos, Marcos Basílio, Léo Mineiro (Ricardo Xavier) e Yan; Samuel e Fábio Oliveira (Aílton). Técnico: José Galli Neto

Marília – Guto; Téio, Fernandão e Gian; Luisinho Netto, Jefferson, João Marcos, Marcelo Rosa (Élvis) e Júlio César; Wellington Amorim (Senegal) e Catanha (Rafael Marques). Técnico: Wladimir Araújo.

FONTE : JORNAL DA MANHÃ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *