Japão prepara detalhes do programa que trará mais estrangeiros ao país

O governo do Japão prepara linhas gerais das medidas a adotar em um novo sistema pelo qual mais estrangeiros terão permissão de trabalhar no país.

A lei de imigração modificada, que entra em vigor em abril, vai permitir o ingresso de mais trabalhadores estrangeiros no Japão. O governo pretende divulgar todos os detalhes do funcionamento do novo programa até o fim do ano.

O sistema abrange 14 setores de atividade econômica, inclusive de cuidados assistenciais e da construção civil. Conforme o plano revelado no período legislativo extraordinário do Parlamento japonês encerrado segunda-feira, o governo autorizará o ingresso de até 345 mil trabalhadores no período de cinco anos a contar de abril. Um limite máximo será estabelecido para cada setor.

Um novo exame de proficiência em língua japonesa será aplicado a candidatos de cada setor. Serão isentos da avaliação candidatos com conhecimentos do idioma, em nível básico ou superior, já reconhecidos pelo exame atual.

Também está em estudo pelas autoridades a criação de um exame de domínio de termos técnicos por estrangeiros que se candidatem à função de cuidador em estabelecimentos assistenciais ou domicílios.

Em princípio, serão empresas particulares que vão empregar diretamente os candidatos selecionados.

FONTE : NHK PORTUGUÊS 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *