Japão realiza cerimônia de homenagem aos 74 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

No dia 15 de agosto os japoneses celebram o marco do fim da Segunda Guerra Mundial e rezam pela paz. Em Tóquio, milhares se reuniram para uma cerimônia realizada pelo governo para homenagear os que morreram na guerra.

Mais de 6 mil pessoas, incluindo sobretudo familiares, participaram do evento anual na quinta-feira para homenagear cerca de 3 milhões e 100 mil japoneses que morreram na guerra.

O imperador Naruhito e a imperatriz Masako participaram da cerimônia pela primeira vez desde a ascensão do imperador ao trono, em maio.

O primeiro-ministro Shinzo Abe falou: “A paz e a prosperidade que alcançamos hoje estão fundadas nos sacrifícios extremos de todos aqueles que morreram na guerra. Isso é algo do qual nunca vamos nos esquecer.”

Ao meio dia, os participantes observaram um minuto de silêncio.

O imperador disse: “Meus sentimentos estão com as muitas pessoas que perderam suas preciosas vidas na última guerra e com suas famílias enlutadas.” E acrescentou que participa da cerimônia “com um profundo e renovado sentimento de tristeza”.

Os parentes dos mortos na guerra estão envelhecendo. Cerca de 80% dos familiares enlutados que participaram da cerimônia têm 70 anos de idade ou mais, e este ano, somente cinco viúvas compareceram ao evento.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *