JOGOS EM RISCO: Assessor do governo japonês pede que se discuta a realização das Olimpíadas

Principal responsável pela assessoria médica do governo do Japão, Shigeru Omi defendeu nesta quarta-feira que as autoridades deveriam discutir a realização dos Jogos Olímpicos, marcados para o dia 23 de julho.

  • Estamos em um momento em que devemos discutir a realização do evento, tendo em conta a situação do aumento dos contágios e a pressão sobre o sistema de saúde, como fatores mais importantes. Meu alerta é que pense em vários fatores, tendo em conta a situação dos contágios e do sistema de saúde. É responsabilidade do comité organizador dos Jogos e dos outros responsáveis explicar aos cidadãos a decisão que tomarem sobre a realização das Olimpíadas – afirmou Shigeru Omi, numa reunião do comité de saúde do parlamento japonês.

Os especialistas japoneses já afirmam que o país vive uma quarta onda de contágios, que levou o governo a declarar um novo estado de emergência em algumas regiões. Atualmente, a média de novos casos diários está quase em 5.000, o quíntuplo do mês passado, quando o país estava em estado de emergência e viu os casos caírem para mil por dia.

O pedido do assessor diverge de todas as mensagens oficiais dos Governo do Japão e de Tóquio e dos Comitês Olímpicos e Organizador, que têm sucessivamente garantindo a realização das Olimpíadas.

Desde o início da pandemia, este é o terceiro estado de emergência no Japão, que contabiliza 577 mil infetados pelo novo coronavírus e mais de 10 mil mortos.

FONTE: G1JOGOID

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *