Justiça Eleitoral promove plantão de atendimento para cadastros biométricos

A Justiça Eleitoral promove plantão de atendimento para cadastros biométricos no próximo sábado (13), das 8h às 13h. Em Marília, a Central de Atendimento ao Eleitor fica na avenida Brasil esquina com a rua Paraná (centro da cidade).

A iniciativa acontece por conta do baixo número de comparecimentos de eleitores para fazerem as adesões ao sistema biométrico, desde o início do mês passado.

Pouco mais de 50% do eleitorado mariliense fez o procedimento. Para fazer o cadastro, o eleitor deve levar documento oficial de identificação original com foto, comprovante de residência recente e o título, caso tenha.

O cancelamento do título de eleitor pode impedir o cidadão de tomar posse em concurso público. No caso de servidor público, não será pago o salário. O eleitor com o título cancelado também não poderá se matricular em estabelecimento de ensino oficial, tirar passaporte, nem CPF, além de não poder obter empréstimo em bancos públicos e perder os benefícios sociais tipo bolsa família, entre outros.

A expectativa do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) é de receber um grande público no sábado. Neste ano, já foram realizadas três ações da biometria aos sábados, e os números mostram que o comparecimento está crescendo: foram 40.038 pessoas atendidas em 15 de junho, índice aproximadamente 40% superior aos plantões de 11 de maio (29.264) e 13 de abril (29.540).

O objetivo do plantão é facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios, incrementando o número de eleitores com dados biométricos coletados.

O cadastramento atualmente é obrigatório em 478 cidades do Estado, que somam um eleitorado de 11.708.563 pessoas, das quais 6.390.647 (54,58%) fizeram a biometria até esta quarta-feira (10).

FONTE : JORNAL DA MANHÃ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *